Mozarildo preside discussão sobre desenvolvimento das áreas de fronteira

PTB Notícias 8/10/2011, 21:43


O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), presidente da Subcomissão Permanente da Amazônia e Faixa de Fronteira, ligada à Comissão de Relações Exteriores do Senado, liderou a discussão, na última terça-feira (04/10/2011), do novo Plano Estratégico de Fronteiras para o país.

Na reunião, os debatedores defenderam a necessidade de articulação entre os órgãos de segurança federal estaduais e municipais, e pediram a implantação de política públicas para o desenvolvimento de áreas fronteiriças.

O Plano Estratégico de Fronteiras foi lançado em junho pela presidente Dilma Roussef e prevê uma série de operações integradas entre as Forças Armadas e os órgãos de segurança para prevenir e reprimir o crime organizado nas zonas fronteiriças, como o tráfico de drogas, de armas e de pessoas, além de crimes ambientais e fiscais.

O presidente da subcomissão, senador Mozarildo Cavalcanti, disse que o ciclo de debates vai ajudar na elaboração de um projeto sobre segurança e desenvolvimento na fronteira.

“Espero efetivamente que possamos concluir em novembro esse trabalho que começamos no ano passado, já tendo agora o decreto da presidente que instituiu o plano estratégico de fronteira, apresentar um trabalho que possa refletir o pensamento de todos aqueles que se preocupam com o brasil”, disse o senador petebista.

Alberto Kleiman, da Secretaria de Segurança Institucional da Presidência da República, durante o debate destacou que a repressão ao crime só será bem sucedida com uma visão voltada para o desenvolvimento dessas áreas.

Também participou do debate o diplomata Clemente Baena Soares, representando o Itamaraty.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM), com informações da Rádio Senado