Mozarildo presta homenagem a advogados e garçons pelo seu dia

PTB Notícias 12/08/2009, 18:23

Em pronunciamento nesta terça-feira (11/8), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) saudou a passagem do Dia do Advogado, comemorado em todo o dia 11 de agosto, que marca a criação dos primeiros cursos jurídicos no país, em 1827.

O senador também destacou artigo alusivo à data em que a advogada Bianca Stievano fala sobre a importância dessa profissão para a sociedade.

No artigo, a autora lembra que o advogado é o único profissional com status constitucional, conforme prevê o artigo 133 da Carta Magna, segundo o qual “o advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

Em seu artigo, Mozarildo também destacou o lançamento do livro Resgate Histórico da OAB, que registra a trajetória da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima.

Garçom Antes de concluir seu discurso, Mozarildo assinalou que em 11 de agosto também se comemora o Dia do Garçom.

O senador acredita que essa homenagem pode estar associada ao Dia do Advogado, uma vez que, no passado, os estudantes de Direito costumavam beber à vontade, nesta data, e deixar a conta pendurada.

Para isso, valiam-se do dispositivo legal segundo o qual ninguém pode ser preso por não pagar uma dívida, costume que virou tradição no país.

fonte: Agência Senado