Mozarildo protesta contra tratamento que Venezuela dá a turistas do Brasil

PTB Notícias 3/02/2012, 15:57


Membro do Parlamento do Mercosul, o Parlasul, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) protestou contra o tratamento que a Venezuela vem dando aos brasileiros que visitam o país saindo dos estados fronteiriços de Roraima e Amazonas.

Em discurso feito nesta sexta-feira (3/2/2012), ele afirmou que há denúncias de extorsão e maus-tratos.

Segundo Mozarildo, “existe todo tipo de óbice, seja de quem vai a turismo ou para fazer compras, e as reclamações se acumulam de maneira fabulosa”.

A insegurança jurídica, argumenta, se tornou um grande problema para quem vai àquele país.

O senador se encontrou recentemente com um embaixador da Venezuela, a quem relatou as denúncias.

O embaixador teria lhe dito que não são as autoridades federais venezuelanas que causam tais problemas, mas sim as autoridades estaduais daquele país.

“Ora, mas quem entra na Venezuela vindo do Amazonas ou de Roraima não quer saber se a autoridade que o aborda é federal ou estadual”, frisou.

Mozarildo lembrou que a Venezuela aguarda a aprovação do Paraguai para fazer parte do Mercosul – e ressaltou que ele próprio está entre os defensores da inclusão do país, mesmo tendo algumas ressalvas.

O senador afirmou que a Venezuela “tem de mostrar, na prática, que tem condições de estar no bloco, pois essa conduta com os cidadãos de Roraima e do Amazonas que vão para lá é incompatível com as regras do Mercosul e de qualquer democracia”.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência SenadoFoto: Geraldo Magela/Agência Senado