Mozarildo ressalta importância do movimento Outubro Rosa

PTB Notícias 7/10/2013, 17:25


Em discurso nesta segunda-feira (7/10/2013), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) classificou o movimento Outubro Rosa como de “suma importância” para o aumento da conscientização sobre a relevância da prevenção do câncer de mama.

Mozarildo, que é médico, disse que muitas mulheres sequer sabem da importância e da eficácia do autoexame de seios, o mais básico dos exames preventivos.

“Outubro está dedicado às mulheres.

Associo-me às diversas manifestações que são feitas no Brasil todo”, disse o senador, pedindo às mulheres que, se notarem um nódulo nos seios, deem atenção e procurem fazer uma mamografia.

O parlamentar reconheceu que isso pode significar algum sacrifício, já que em muitos estados o acesso à mamografia é difícil, mas pediu que, mesmo assim, seja feito um esforço e que a paciente se desloque para uma localidade mais próxima onde possam fazer a mamografia.

Mozarildo lembrou que o Congresso Nacional aprovou projeto tornando obrigatória a cirurgia de reconstrução das mamas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) logo em seguida à mastectomia, a retirada de parte ou totalidade dos seios devido ao câncer de mama.

Para o senador, essa medida “restaura a autoestima da mulher e mostra que o fato de ter um câncer retirado é mais importante do que, mais na frente, perder a vida”.

“Quero aqui fazer um apelo às mulheres no sentido de que procurem dar atenção à essa questão”, disse o senador, lamentando a alta incidência de câncer de mama no país.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência SenadoFoto: Waldemir Barreto/Agência Senado