MS: Edson comemora investimento do FMIS e destina recurso para Saúde

Agência Trabalhista de Notícias 7/04/2016, 8:37

Entidades de Campo Grande (MS) que atuam na área da Saúde e Assistência Social receberão os recursos do FMIS (Fundo Municipal de Investimento Social, Lei Municipal 5.

401/14) através de emendas do vereador Edson Shimabukuro (PTB), que destinou neste ano R$140 mil, para sete entidades locais.

O valor é distribuído para melhor atender os segmentos, sendo R$ 70 mil para a área da saúde e R$ 70 mil para a assistência social da Capital como: Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, Associação Dignidade de Vida, Associação Juliano Varela.

Na área da Saúde este ano foram contempladas: Esquadrão da Vida, Associação de Pais e Amigos do Autista – AMA, Centro Regional de Saúde Nova Bahia e Unidade Básica de Saúde da Família Vila Fernanda.

“Tenho consciência que o nosso trabalho deve ser em prol da comunidade de Campo Grande e pensando nas muitas necessidades que enfrentamos hoje felizmente conseguimos realizar estes importantes repasses, através do FMIS que existe já há três anos consecutivos nesta Casa de Leis”.

Confira abaixo os valores específicos repassados e conheça um pouco de cada instituição contemplada.

-Área da Saúde: 1.

Esquadrão da Vida: entidade que presta serviços nas áreas de prevenção, recuperação e reinserção social, com atendimento nas áreas psicológica, social e espiritual a pessoas de ambos os sexos, de 13 a 59 anos, dependentes de substancias psicoativas (drogas e álcool).

Atendem em média 120 residentes em 3 unidades de atendimento.

Destinado: R$ 20 mil.

Serão usados para aquisição de diversos equipamentos para cozinha, ventiladores, congelador e geladeira.

2.

AMA: instituição que oferece assistência a crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Psicose Infantil.

Proporcionam atendimento psicoeducacional e terapeutico, viabilizando a integração da pessoa com TEA na sociedade e atendimento extensivo aos familiares.

Atendem cerca de 95 usuários.

Destinado: R$ 10 mil.

Com a inauguração da sede própria no mês de Abril, utilizarão a verba para equipar as salas de atendimento dos profissionais da saúde, que abrangem as áreas de terapias de psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

Além dos materiais como espelhos, persiana e mesas, serão adquiridos 02 Notebooks Core I3.

3.

Centro Regional de Saúde Nova Bahia: Destina-se aos atendimentos de adultos e crianças de Urgência e/ou Emergência.

Serviços oferecidos: Atendimento médico e odontológico de urgência/emergência; Farmácia – atendimento até as 00:00h (psicotrópico em horário comercial); Vacinas (imunobiológicos): Apenas de emergência – Antitetânica, Hepatite B e Anti-rábica); Administração de medicações mediante receita médica – 24 horas; Exames laboratoriais de urgência para pacientes em observação na Unidade e Atendimento com orientações e escuta diferenciada realizado pela Assistente Social.

Destinado: R$ 20 mil, que serão utilizados de acordo com as maiores necessidades do local, com base em relatório passado pela gerência do próprio Centro Regional em conjunto com a SAS.

4.

Unidade Básica de Saúde da Família Vila Fernanda.

Destinado: R$ 20 mil, que serão utilizados de acordo com as maiores necessidades do local, com base em relatório passado pela gerência da própria UBSF em conjunto com a SAS.

Área da Assistência Social: 1.

Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira: entidade voltada para a divulgação da cultura japonesa, promovendo a interação estre seus associados e prestando diversos serviços à comunidade local.

Destinado: R$ 20 mil, que serão utilizados para a reforma da pista de caminhada e do campo de futebol da sede campo da entidade, onde são promovidas diversas e importantes atividades dentro da colônia japonesa e de integração e prestação de serviços para a comunidade.

2.

Associação Dignidade de Vida: entidade que promove atividades de alimentação solidária, recolhendo doações em diversos pontos da cidade, fazendo a triagem destes alimentos e distribuindo nas comunidades carentes e entre as famílias cadastradas, que são cerca de 3.

000/mês.

Destinado: R$ 40 mil, a ser utilizado na construção de uma cozinha industrial, para que a entidade consiga coletar e reaproveitar uma maior quantidade de alimentos antes de distribuí-los às famílias necessitadas, além de atender todos os requisitos exigidos pela Vigilância Sanitária.

3.

Associação Juliano Varela: associação que atende a 209 pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências, oferecendo: estimulação precoce, educação infantil, ensino fundamental, educação profissional de nível básico e diversas atividades extra curriculares.

Atende também nas áreas clínicas de: fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia e psiquiatria.

Destinado: R$ 10 mil, que serão destinados à aquisição de 02 fornos micro-ondas, 03 coletores de lixo reciclável e 34 jogos de mesas com cadeiras plásticas, sendo 34 mesas e 136 cadeiras.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara Municipal de Campo Grande (MS) Foto: Divulgação/Assessoria