Mulheres petebistas divulgam mensagens em comemoração ao 8 de março

PTB Notícias 8/03/2007, 13:31

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (08/03), o Portal do PTB divulga as mensagens especiais enviadas pelas mulheres petebistas: “Oito de março, Dia Internacional da Mulher.

Dia em que devemos comemorar todas as conquistas resultantes de nossas lutas.

Na política, nas artes, no mercado de trabalho a mulher consegue aos poucos o espaço que lhe é devido no progresso da sociedade.

E é por isso mulher petebista, que a cada dia se faz mais fundamental sua participação em todas as questões nacionais, em todas as questões partidárias.

Parabéns mulher, pelo seu dia!” Cristiane Brasil, vereadora do RJ e presidente do PTB/RJ “Nós mulheres, gênero feminino, sexo frágil, mães, donzelas, precisamos andar além dos discursos meramente feministas.

A nossa capacidade não precisa ser provada e reprovada a todo momento.

Temos, sim, condições de competir, mas pelo que competimos? Por espaços iguais? Pelas mesmas oportunidades? O mais adequado seria assumir a mulher que há em nós.

As oportunidades somos nós que criamos.

O nosso voto tem o mesmo valor do voto masculino.

Devemos lutar é contra o preconceito, contra a violência barata, contra a banalização da beleza.

Como diz Martha Medeiros em um de seus textos: ´Quem vai ajudar as mulheres são elas próprias, principalmente porque somos mães: mães dos futuros políticos, mães dos futuros genros de nossas filhas, mães dos futuros patrões delas, e mães delas mesmas, as futuras mulheres que queremos ver mais realizadas e respeitadas.

A responsabilidade é toda nossa.

Se acertamos ou erramos, se ganhamos mais ou ganhamos menos do que os homens, se somos tratadas com carinho ou com violência, tudo é decorrência das nossas escolhas e atitudes – e das nossas omissões´.

Parabenizo todas as mulheres da sociedade e, em especial, as Sônias, Iaras, Marias, Kellys, Neuzas e Janes deste Partido, que lutam por bandeiras nobres, como a ética, o trabalho, a prosperidade e, principalmente, a igualdade”.

Maria Leonor Luz Carpes – Secretária de Estado da Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul.

“Mulher Menina, filha, mãe, amiga, esposa, musa e poetiza.

És linda na delicadeza, tens ternura, graça e beleza.

A poesia se confunde com a Mulher, pois és eterna em sensibilidade.

.

“Rose França, vereadora de Juiz de Fora/MG e 2ª vice-presidente da Câmara Municipal “O dia Internacional da Mulher é uma data especial não apenas pelas homenagens e festividades preparadas para prestigiá-la desde a sua criação, em março de 1857, quando trabalhadoras de uma fábrica em Nova Iorque foram queimadas vivas por lutarem por uma jornada menos extenuante e pela licença maternidade.

Esta data é importante sim, pela oportunidade que nos é data de refletirmos e discutirmos sobre nossas conquistas, nossas dificuldades e nossas prioridades.

Por que ainda hoje, senhoras e senhores, continuamos a ser queimadas quando lutamos por nossos direitos, ou quando exercemos de alguma forma uma liderança feminina.

Queima-nos o preconceito, a indiferença, e a opressão.

E muitas vezes, até mesmo a competitividade e a desconfiança que ainda existe entre nós mesmas.

É momento especial para avaliarmos os avanços alcançados e projetar o caminho que ainda temos para trilhar.

Há sim, uma trajetória longa e difícil pela frente, mas acredito que possamos juntas vencê-la, vencendo inicialmente nossas próprias resistências.

Falar da coragem, da bravura e da sensibilidade da mulher é válido, pois traduz valorização.

Mas, mais do que isto, falar de suas causas, de suas necessidades, de suas urgências, é dignificar a mulher, como esteio e como base de uma sociedade estruturada.

Hoje, quero expressar mais uma vez o meu reconhecimento a todas as mulheres militantes, a todas aquelas que corajosamente, atrevem-se a levantar suas bandeiras.

” Kelly Moraes, ex-deputada federal e deputada estadual pelo PTB/RS “No Dia Internacional da Mulher, gostaria de reforçar o apelo para que todos, homens e mulheres, estejam unidos na luta para garantir o respeito aos direitos da mulher.

Aproveito o momento para parabenizar aquelas que administram uma jornada dupla, se revezando diariamente entre o trabalho e a atenção à família.

É importante também enfatizar que a construção de um mundo melhor para nossos filhos depende do esforço coletivo, com o empenho efetivo de mulheres e homens.

” Vanessa Loçasso Bejani, superintendente da Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC) e primeira-dama do município de Juiz de Fora/MG “A sociedade já avançou muito em relação às mulheres, mas ainda hoje não as contempla com eqüidade.

Sabemos que nunca haverá igualdade, até por questões fisiológicas.

Portanto, penso que as mulheres devem lutar por eqüidade, justiça e imparcialidade.

Cito uma frase de Adélia Prado que, para mim, diz tudo sobre a mulher brasileira, sobretudo, a gaúcha: ´Um dia acordei e me dei conta de que possuía uma história contínua e indesligável de mim´.

O PTB, nesse momento, reafirma a busca pelo direito dos trabalhadores, dando espaço político para as mulheres e revertendo a situação dos trabalhadores informais.

Sempre quando ocorrem problemas em casa, como a desestruturação da família, o ônus recai sobre a mulher.

Temos que incentivar as mulheres, principalmente na vida pública, para que elas possam construir um Brasil melhor.

” Sônia Santos, 5ª vice-presidente da Executiva Nacional do PTB “No decorrer de nossas trajetórias, nós mulheres de todo este imenso Brasil – e por que não dizermos também de todo o globo terrestre – lutamos incansavelmente em busca de nosso espaço, na construção de um ambiente democrático, pluralista, na ruptura dos tabus marcados pela discriminação de sexo, etnia, classe social, convicção política ou filosófica.

Não estou falando aqui de luta entre os sexos masculino e feminino.

Pelo contrário, defendo como política trabalhista que sou, atuante na garantia dos direitos elementares dos cidadãos, em face de um mundo cada vez mais dinâmico e globalizado, o intercâmbio e entendimento entre homens e mulheres, em que a competição no mercado ocorra no limite da cooperação entre as pessoas de boa vontade.

Neste sentido, é que temos ocupado democraticamente e por meio das urnas populares, as prefeituras, câmaras municipais, assembléias legislativas, governos, enfim, todas as instâncias em que a mulher brasileira, tão trabalhadora e guerreira, tenha assegurado o seu espaço, num mundo em que infelizmente ainda prevalece a concepção machista.

Dessa forma, rendo as saudações trabalhistas à todas as nossas representantes do PTB Mulher, que juntamente com a juventude, os homens, os idosos e toda a pluralidade social constroem um mundo melhor.

” Magda Mofatto, vice-presidente do PTB/GO e prefeita de Caldas Novas “Mulher, Que traz beleza e luz nos dias mais difíceis, Que divide sua alma em duas Para carregar tamanha sensibilidade e força Que ganha o mundo com sua coragem Que traz paixão no olhar.

” Norma Ayub Alves, prefeita de Itapemirim/ES “Neste Dia Internacional da Mulher quero manifestar a você todo o meu carinho e atenção, e, dizer-lhe que são muitas as mulheres dedicadas e empenhadas em construir uma sociedade mais justa.

Nós mulheres somos guerreiras, amigas, parceiras, mães, por isso somos educadoras natas e neste ciclo familiar geramos opiniões e formamos a construção de múltiplos valores da sociedade.

Nesta relação social é imprescindível estarmos atentas para não reforçarmos a cultura que distancia a relação igualitária de homens e mulheres.

Vivemos em um período de conquistas e avanços, porém, devemos continuar sempre unidas para conquistarmos o nosso espaço, seja nas relações familiares, seja no trabalho, na política e nas mais diversas áreas, aonde possamos agregar competência e harmonia, gerando equilíbrio para o nosso crescimento, para assim, construirmos um mundo melhor.

” Maria Luíza, vereadora de Porto Alegre/RS Agência Trabalhista de Notícias