Município de União dos Palmares destaca riqueza étnico-racial em feira

PTB Notícias 22/04/2009, 8:23


O município de União dos Palmares localizado na zona da mata alagoana e administrado pelo petebista Areski de Freitas, possui um dos estandes mais atrativos na Feira dos Municípios Alagoanos, que acontece atualmente em Maceió.

O estande traz utensílios variados e que exaltam a riqueza étnico racial.

A cultura afro não poderia ficar de lado, já que na região, possui a Serra da Barriga – sede do Quilombo dos Palmares e palco da luta pela liberdade, que traz influências histórico-culturais.

Estão sendo comercializados utensílios confeccionados com materiais diversos como: argila, fibra da bananeira, madeira, palha, além de serigrafia e produtos manuais.

Os produtos na sua maioria são decorativos que representam o cotidiano do povo afro alagoano, e possuem preços que variam de R$ 0,50 a 150 reais.

“É uma oportunidade de divulgar a riqueza dos municípios e ter a integração entre eles, um ótimo espaço para ter conhecimento sobre o trabalho desenvolvido e conhecer Alagoas em quatro dias.

Além disso, estimula a curiosidade dos visitantes em conhecer de perto o município e atividades desenvolvidas”, declarou Izabel Helena Maia Gomes, secretária municipal de turismo.

O município também demonstra a riqueza musical, nesta tarde, com apresentação da banda afro Nação Dandara.

Cerca de 10 artesãos são os responsáveis pelo material que estão sendo expostos, oriundos da cidade de União dos Palmares, sítio Camboje e a comunidade remanescente de quilombo Muquém.

No dia 25 de maio, a Prefeitura de União dos Palmares em parceria com o Sebrae realizarão um curso de capacitação com os artistas locais, a fim de aperfeiçoar a técnica e fornecer noções de empreendedorismo.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Alagoas em Tempo Real