Município de União dos Palmares promove Encontro sobre Políticas Públicas

PTB Notícias 16/11/2009, 8:11


O município de União dos Palmares (AL), administrado pelo petebista Areski Freitas, o Kil, sediou no último sábado, 14/11, o I Encontro do Território da Mata Alagoana, que contou com a presença do prefeito Areski Freitas (PTB), do senador Renan Calheiros (PMDB), deputados federais Francisco Tenório (PMN) e Joaquim Beltrão (PMDB), deputado estadual Nelito Gomes de Barros (PSDB), além do superintendente da Conab em Alagoas, Elizeu Rêgo, prefeitos, vereadores e pequenos produtores da região.

O encontro – realizado no auditório da prefeitura – serviu como base de uma discussão sobre o controle social e políticas públicas para o desenvolvimento da região.

Durante o encontro houve vários pronunciamentos sobre a importância deste momento ímpar para a região, que cresce cada vez mais com a agricultura familiar, além de vários relatórios sobre o crescimento da produção de laranja e outros produtos fornecidos pelos agricultores.

Ao abrir o encontro, o prefeito Kil destacou a importância do mesmo para a região e ressaltou o seu compromisso com o homem do campo, visando melhorar as condições e os meios de escoamento dos produtos gerados em solo palmarino.

Este compromisso também foi cobrado pelos prefeitos presentes, além dos agricultores, que no momento pediram ao senador Renan Calheiros o compromisso de ajudar o homem do campo da região da Mata Alagoana.

A prefeita de Ibateguara.

Eudócia Caldas, que esteve no encontro, revelou alguns trabalhos já realizados em parceria com a Conab.

Já o prefeito de Viçosa, Flaubert Torres Filho cobrou melhoras nas estradas vicinais entre os municípios para que exista um intercâmbio maior entre aqueles que integram o Território da Mata Alagoana.

“Os municípios precisam se ajudar, ouvir, planejar as ações para que as coisas possam dar certo”, afirmou Flaubert Filho.

Compromisso com o agricultorO deputado federal Francisco Tenório em seu pronunciamento ressaltou seu compromisso com os agricultores e disse que é preciso participação para buscar os resultados.

“Além da cobrança os agricultores precisam procurar, lutar e conquistar as melhorias e a qualidade na vida do campo”, disse Tenório.

Já o deputado Joaquim Beltrão afirmou que ainda este ano, fará contatos em Brasília afim de possibilitar a vinda de recursos para os agricultores da região.

O deputado estadual Nelito Gomes de Barros se comprometeu em se empenhar ainda mais junto ao governo do Estado para cobrar e trazer recursos a fim de melhorar a vida do produtor rural e assim melhorar a qualidade do que é produzido na região.

Em seguida foram feitas perguntas ao senador Renan Calheiros que prontamente respondeu a todas as indagações dos agricultores.

Participaram também das respostas os deputados federais e o deputado estadual Nelito Gomes de Barros, além do prefeito Areski Freitas.

No encerramento foi feito um relatório da reunião com as providências a serem tomadas.

Outras presenças no encontro foram a do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa; vereadores do município, que foram representados na mesa pelo vereador Fabian Holanda; de Tereza Santos, do projeto Mesa Brasil (Sesc); de Antonio Carlos, representando a Coplau; do secretário de Agricultura de União dos Palmares, Cícero Costa e de Genival da Fetag.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Prefeitura de União dos Palmares