Município pernambucano de Nazaré da Mata inicia obras em praça central

PTB Notícias 1/02/2011, 10:16


Por determinação da Prefeitura do Município de Nazaré da Mata,administrada pelo petebista Egrinaldo Coutino(PTB-PE), através da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, juntamente com seu Departamento de Engenharia, como objetivo de oferecer maior segurança aos frequentadores da Praça Herculano Bandeira, conhecida popularmente como Praça do Lago, no centro da cidade, iniciou-se a supressão das espécies arbóreas exóticas, que apresentavam avançados estágio e condições de desgaste, a fim de promover a reforma, revitalização, reestruturação e modernização daquele equipamento público.

Salientamos a título de esclarecimento que a Administração Municipal, está agindo conformidade aos ditames legais e legislação vigente, respeitando o estabelecido na Lei 9.

605/98, e valendo-se do que estabelece a Lei Orgânica, Carta Magna do Município de Nazaré da Mata, em seu art.

192, § 1.

º, inciso IX, que é de responsabilidade do Poder Público Municipal, promover ampla arborização dos logradouros públicos da área urbana, bem como a reposição dos espécimes em processo de deterioração ou morte.

Esclarecemos ainda que dentro em breve a Praça Herculano Bandeira, terá efetivamente iniciada a sua reforma, com um novo Projeto de jardinagem e iluminação e Reestruturação o piso e parte elétrica, assim o referido equipamento público, será completamente transformado, com a recuperação de áreas degradadas e a criação de um novo espaço de lazer, receberá nova pintura, novos bancos, o plantio de novas arvores (com cerca de 2 metros de altura), novas flores, um gramado e novos poste e lâmpadas, reformulação da calçada e até um parquinho está sendo construído, além da já tradicional área de Eventos, durante o período de Carnaval, agora com praça de alimentação.

Será realizada a revitalização do “busto de bronze”, que faz referencia, e presta merecida homenagem, ao ilustre nazareno, Herculano Bandeira de Mello, que nasceu no Engenho Tamataúpe, aos 23 dias do mês de março de 1850.

E que em 1870, terminou o Curso de Ciências Jurídicas, e, logo após, ingressou para a vida política: foi vereador de Nazaré da Mata, Deputado Provincial, Senador Estadual, Deputado Federal, Senador tornou-se o décimo quinto Governador de Pernambuco, tendo sido também Juiz substituto da Comarca Nazaré da Mata.

A gestão de Herculano Bandeira ficou marcada por sua preocupação com a modernização, pois planejou e implantou uma nova rede de esgotos e construiu avenidas que facilitavam o escoamento das mercadorias advindas do Porto do Recife, que também foi ampliado durante a sua administração.

Sendo esta sua preocupação modernizadora continuada por seus sucessores.

Os efetivos serviços de reforma, na Praça que é considerada um dos principais pontos de lazer da Cidade, começaram em breve, a Prefeitura espera que a conclusão das obras desta etapa, seja concluída em breve, possivelmente antes do Carnaval.

Segundo a Assessoria do Prefeito, “esse é um trabalho idealizado pela Administração Municipal tem o objetivo de contribuir com a qualidade de vida de quem utiliza a Praça, e de quem poderá experienciar uma nova área de lazer e entretenimento, bonita, moderna, agradável e completamente segura”.

“Está reforma é uma das muitas obras reivindicadas e nós estamos atendendo a população da cidade, a Praça Herculano Bandeira, necessitava de uma reforma e restauração há muitos anos”, concluiu o Assessor.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Prefeitura de Nazaré da Mata