Na Câmara, trabalhistas comemoram o Dia Nacional da Juventude

PTB Notícias 18/08/2015, 17:57

A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (18/8/2015), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto.

O deputado Wilson Filho (PTB-PB), autor do requerimento de homenagem, presidiu a sessão, e em pronunciamento, prometeu criar a Bancada da Juventude, a exemplo da Bancada da Mulher.

Para ele, assim como existe a bancada feminina, a proposta é de que seja oficializada a bancada jovem, com direito a voto nas reuniões da Presidência da Casa com os líderes partidários, e com prerrogativa de inserir na pauta de votações de todas as semanas aquilo que a juventude acha necessário e importante.

A sessão contou com a presença da presidente nacional da Juventude do PTB, Graciela Nienov, e de membros da Executiva Nacional do movimento jovem do partido.

(/_tinyimg/DiaNacionaldaJuventudeFotoMaryannaOliveiraCamaradosDeputados.

jpg” target=”_blank) Na abertura da sessão solene, o deputado Wilson Filho leu texto de saudação aos jovens, de autoria do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

No texto, o presidente da Casa afirma que os jovens dispõem da capacidade de sonhar por um país melhor, e é de suma importância que a classe política se engaje na promoção do desenvolvimento da juventude brasileira.

“Não há que se clamar por mais educação e lazer, ou por mais oportunidades de emprego, sem que se forme em cada em um dos jovens do nosso país a plena consciência dos inegociáveis valores éticos, morais e sociais.

É preciso incutir no jovem o gosto pela participação popular”, defendeu o deputado Eduardo Cunha.

Em seu pronunciamento, o deputado Wilson Filho afirmou que os jovens têm se destacado como voz forte nos movimentos sociais, e ressaltou que a Casa possui mais de 40 deputados com menos de 35 anos.

Para o deputado petebista, é necessário entender, de uma vez por todas, que a juventude já é protagonista de um novo Brasil, e, portanto, deve ter das autoridades a atenção que merece.

(/_tinyimg/WilsonFilhoFotoMaryannaOliveiraCamaradosDeputados.

jpg” target=”_blank) “Nosso objetivo com esta sessão era o de homenagear uma juventude que corresponde a milhões de brasileiros que querem ter a oportunidade de crescer nas suas vidas.

Um segundo objetivo da nossa sessão é mais emblemático: é fazer o governo brasileiro, fazer o Congresso acordar para a necessidade e urgência de se olhar de forma mais especial e atenciosa para a nossa juventude.

No momento em que assistimos às manifestações em todo o Brasil, vemos que a juventude se sobressai como a grande voz deste novo Brasil.

Temos que mostrar que o Brasil está preparado para atender aos sonhos da nossa juventude”, afirmou Wilson Filho.

Em seu discurso, a presidente nacional da Juventude do PTB, Graciela Nienov, agradeceu o apoio e o compromisso da presidente nacional do PTB, deputada Cristiane Brasil (RJ), em fortalecer e consolidar o movimento jovem do partido em todo o país.

Graciela afirmou que uma das primeiras tarefas da atual JPTB é compreender o que é importante para os jovens e também fazer com que eles participem ativamente da política.

(/_tinyimg/GracielaNienovPresidenteJPTBFotoMaryannaOliveiraCamaradosDeputados.

jpg” target=”_blank) “Não adianta a gente querer falar bonito, colocar no papel políticas de juventude, como está no Estatuto, se na prática elas não acontecem.

Então a Juventude do PTB vai começar a fazer um trabalho para que isso aconteça”, afirmou Graciela.

“Nós queremos realmente buscar o jovem para fazer parte da política, que hoje está, sim, desgastada.

Os jovens não acreditam mais na política.

Então vamos ter que transformar isso numa maneira de conseguir trazer todos juntos; espero que no PTB, mas se não for no PTB, não tem problema, desde que haja participação, para que a gente possa fazer esse trabalho e renovar as câmaras municipais, prefeituras; novas ideias, novos projetos, para que consigamos fazer uma bancada forte aqui e que possamos discutir políticas de juventude”, acrescentou.

Ao final de seu pronunciamento, Graciela Nienov elogiou Wilson Filho pela idealização da homenagem ao Dia Nacional da Juventude e, mandando um abraço da presidente Cristiane Brasil, destacou o trabalho que o jovem trabalhista paraibano vem realizando na Câmara dos Deputados.

Wilson tem 26 anos e está em seu segundo mandato.

“A presidente Cristiane falou da importância que o senhor tem para o partido, para a juventude, com o trabalho que vem fazendo, e dizer que estamos à disposição.

O PTB está à disposição tanto da juventude do nosso secretário Gabriel [Medina de Toledo, secretário nacional de Juventude da Presidência da República] quanto do senhor deputado, para a gente construir um projeto sério, um projeto que resolva realmente a vida das pessoas, não um projeto que fique apenas no papel”, concluiu a presidente da JPTB.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM e Felipe Menezes)Fotos: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados