Nayara Soares encontra Graciela Nienov e relembra trajetória de sucesso na política e no empreendedorismo

PTB Notícias 14/10/2020, 14:05

Empreender desde cedo

A presidente do PTB Mulher, Nayara Soares (PTB-DF), começou jovem sua trajetória pela liderança no empreendedorismo e na política.

Brasiliense, moradora de Ceilândia, Nayara ,desde os catorze anos aprendeu a “juntar” dinheiro para custear suas necessidades e da família.

Já com esta idade, não morava mais com os pais.

Começou a ajudar em uma panificadora nesta idade, e após pedir uma oportunidade em um salão de beleza na cidade onde mora, iniciou o trabalho como auxiliar de cabelereiro. A partir dali, começou sua estrada no empreendedorismo, em 2002, com apenas 13 anos.

Em 2003 fez seu primeiro curso de formação na área, com duração de um ano. Nesse tempo, foi convidada pelo salão onde se formou, para dar aula de escovista, após alcançar notoriedade com sua dedicação, apesar de muito jovem.

Trabalhou muitos anos em um salão expresso, na Rodoviária, onde ficou até dar à luz a sua filha Ana Clara, em 2007. Momento em que passou por uma grave crise de depressão, que só foi sanada em 2010.

Atualmente, além da filha natural , cuida de uma filha de criação e uma sobrinha.

Início da vida política

Em 2009, ao lado do Salão onde trabalhava, havia um comitê político, onde uma das assessoras do movimento dos inquilinos, a convidou para participar das reuniões, reconhecendo que ela tinha o perfil. Nessa época foi convidada a fazer a campanha de um deputado.

Em 2012, Nayara começou a faculdade de psicologia, no mesmo ano foi nomeada como assessora da Secretaria de Condomínios. Lá trabalhou também no almoxarifado e no RH.

Em 2016 entrou para a Secretaria de Justiça pelo Pró vitima, como assessora. Terminou pedagogia em 2019, e em 2020 fez uma pós em empreendedorismo.

PTB Mulher

Atualmente, a presidente distrital do PTB Mulher é a primeira tesoureira nacional do movimento, desde que, entrou, no final de 2016, a convite do ex presidente distrital do partido, Jafé Torres.

A presidente Nacional, Graciela Nienov, reconhece Nayara como uma grande força política para a legenda. E que Nayara reflete a força da mulher guerreira, desbravadora, que ocupa vários lugares na sociedade e faz história.

Além de ser uma liderança feminina do partido no DF, Nayara também é empresária na área de beleza e cosméticos, proprietária de um salão reconhecido em Ceilândia, e tem uma loja virtual de produtos na área.

A presidente defende que o PTB Mulher não é só uma nominata, mas um lugar de crescimento em todos os sentidos.

Suas principais bandeiras de articulação e luta são o combate à violência e a geração de empregos e oportunidades de formação para mulheres fora do mercado de trabalho.

Nayara reconhece a Ceilândia como o maior colégio eleitoral de Brasília. E defende que a necessidade revela oportunidades, e que o e-commerce tem sido uma saída para a atual crise.

A presidente diz enxergar o caos como uma oportunidade, o que aprendeu, com sua própria história de vida.

“No meio do caos, você pode enxergar uma oportunidade”, diz.

Trabalho com mulheres na Secretaria de Empreendedorismo, através da UAME

Nayara atua na Secretaria do Empreendedorismo, como chefe do Núcleo da Mulher Empreendedora.

Conta com a Unidade de Apoio a Mulheres Empreendedoras (UAME), junto à Secretaria de Estado de Empreendedorismo (SEMP/DF), na árdua, e contínua tarefa de capacitar e ajudar mulheres, através de rodas de conversas, papo reto e programas de formação profissional, como curso de dicção e oratória; e cursos em parceria com o Sebrae, como forma de inseri-las e prepará-las para o mercado de trabalho.