Nelson Bugalho celebra título de referência no tratamento de tuberculose a Prudente

Agência Trabalhista de Notícias 5/11/2019, 11:55


Imagem Crédito: Divulgação/Prefeitura de Presidente Prudente

O município de Presidente Prudente é considerado referência no tratamento de pessoas com tuberculose em todo o Estado de São Paulo. Recentemente, o Serviço de Tisiologia, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, foi outorgado com o prêmio em “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”, durante o Fórum Estadual da Tuberculose de São Paulo, e, na quinta-feira (31), a equipe do departamento apresentou o certificado ao prefeito Nelson Bugalho (PTB), em reunião ocorrida em seu gabinete. O secretário de Saúde, Valmir Pinto, acompanhou a visita.

Para Nelson Bugalho, a certificação é o reconhecimento da qualidade da saúde pública de Prudente, resultado do empenho e dedicação de servidores e gestores. “Hoje o município investe quase o dobro do exigido por lei nesta área, com o objetivo de garantir aos cidadãos de Prudente o que há de melhor em saúde. Premiações como esta apresentada hoje mostram que estamos no caminho certo”, declarou.

Hoje, o serviço atende a aproximadamente 70 pacientes de Prudente, além de ser referência terciária para 45 municípios da região. De acordo com o médico tisiologista Paulo José Mazaro, o tempo de tratamento costuma ser de seis meses, mas pode chegar até a dois anos, dependendo da gravidade do caso.

No serviço, o paciente recebe todo o acompanhamento clínico e os medicamentos necessários de graça. “É importante ressaltar que toda pessoa diagnosticada com a doença em Prudente é encaminhada para o serviço, independentemente de sua condição social ou de possuir plano de saúde, pois somos o único serviço habilitado a este tipo de tratamento na cidade”, esclareceu.

Com informações da Prefeitura de Presidente Prudente