Nelson Marquezelli acompanha aposentados e reforça possível CPI

PTB Notícias 20/10/2011, 10:25


O presidente da Câmara, Marco Maia, recebeu na última quarta-feira (19/10/2011) representantes da Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Estado de São Paulo (Afabesp), acompanhados do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP).

Eles pediram a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a privatização do Banespa, banco público de São Paulo que foi comprado pelo Grupo Santander.

O requerimento de criação da CPI foi apresentado em março de 2010 por Marquezelli.

Segundo ele, Marco Maia disse que encaminharia o pedido à assessoria jurídica da Mesa, para análise da viabilidade da instalação da comissão.

Congelamento de aposentadoriasUm dos focos da CPI será a operação que autorizou a liberação de títulos inegóciáveis que garantiam a aposentadoria dos ex-funcionários do banco.

Entre 2002 e 2007, cerca de 14 mil aposentados e pensionistas tiveram a complementação de seus benefícios congelada.

No mesmo momento, no entanto, os títulos emitidos para pagar a dívida do estado com o Banespa foram liberados para fazer parte dos ativos do Santander.

“Nesse processo de privatização, os títulos deveriam servir para reajustar a complementação de pensão dos aposentados, mas tiveram um desvio de finalidade.

Em vez de cumprir esse compromisso, eles foram para o caixa do Santander”, explicou o presidente da Afabesp, Yoshimi Onishi.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informções da Agência Câmara