Nelson Marquezelli destaca visita da Presidenta das Filipinas à Câmara

PTB Notícias 1/07/2009, 8:52

O Deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), destacou na sessão de ontem, 30/06, a visita da Presidenta Gloria Macapagal-Arroyo à Câmara dos Deputados.

“O Brasil vem ampliando e aprofundando seus vínculos com as nações asiáticas, em geral, e com as Filipinas, em particular.

Neste contexto, é da maior importância a visita da Presidenta Glória Macapagal-Arroyo.

É a primeira visita desta magnitude na história de nossas relações.

Cabe ressaltar que seu saudoso e ilustre pai veio a Brasília e outras cidades do país duas vezes: em outubro de 1960, como Vice-Presidente da República, e em janeiro de 1966, como Ex-Presidente da República, sendo que nesta segunda oportunidade estava acompanhado de sua promissora filha, a então universitária Gloria”, ressaltou o Deputado do PTB.

Nelson Marquezelli lembrou que Gloria Macapagal-Arroyo é “uma das mais importantes figuras políticas de todo o mundo, pelo trabalho exponencial que tem realizado nas Filipinas, e também pela sua grande aproximação com os menos favorecidos e pela luta constante de seu governo em benefício deles”.

O Deputado afirmou que são numerosos os vínculos entre os dois países: “Compartimos os mesmos princípios e objetivos da Organização das Nações Unidas da qual fomos membros fundadores em 1945.

Mais de 90% dos nossos habitantes adotam o Cristianismo, sendo que os católicos são mais de 80% nas Filipinas e mais de 70% no Brasil.

Os valores comuns, a ausência de conflitos no passado e a fausta visita da Presidenta Gloria Macapagal-Arroyo são estímulos para que cresçam o conhecimento mútuo, as diversas formas de intercâmbio econômico e comercial e, sobretudo, a amizade entre nossos povos”.

Marquezelli também comparou o panorama brasileiro ao filipino: “Estamos no mesmo barco, diminuindo a pobreza no Brasil e inovando com choque de gestão proposta pelo Presidente Lula.

A visita é um marco indelével nas relações entre o Brasil e as Filipinas, principalmente pela disposição da Presidenta em implementar um programa em sua gestão com semelhança ao nosso “Bolsa-Família”, que muito tem contribuído para a inclusão de milhões de brasileiros em um patamar de vida mais digno”, finalizou o Parlamentar petebista.

* Agência Trabalhista de Notícias