Nelson Marquezelli diz que juros baixos vão permitir mais crédito para famílias e empresas

PTB Notícias 19/02/2018, 15:53


Imagem Crédito: João Ricardo/Liderança do PTB na Câmara

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1519068572151{margin-bottom: 0px !important;}”]O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) destacou que a queda histórica da inflação abriu caminho para a derrubada dos juros resultando em crédito mais barato para as famílias e empresas. O parlamentar afirmou que a situação econômica pode melhorar, caso o Congresso Nacional vote reformas importantes como a da Previdência e a tributária.

Em 2017, a inflação oficial do Brasil fechou em 2,95%, abaixo da meta estipulada pelo governo, de 3%. Foi a taxa mais baixa desde 1999.

“Até o início dos anos 1990, inflação era uma palavra mais presente na vida do brasileiro, principalmente antes do Plano Real. Somente depois da criação da atual moeda brasileira, o país pôde viver momentos de mais calmaria nos preços”, lembrou o deputado.

O parlamentar afirma que antes do Plano Real as famílias não conseguiam fazer planos, pois os preços mudavam constantemente e sem previsão: “o trabalhador recebia o salário, corria para o supermercado para fazer as compras do mês, a vida das famílias tinha uma forte imprevisibilidade”.

“Nas empresas, todo valor que entrava era convertido em mais insumos, caminhões e qualquer outro bem. Sem essa capacidade de prever os preços no futuro, o país não tinha como construir uma poupança para financiar obras de infraestrutura ou qualquer outro investimento que pudesse aumentar a capacidade produtiva da economia”, analisou.

Para Nelson Marquezelli, a queda histórica da inflação mostra que o Brasil está no caminho certo, com capacidade de gerar emprego, investimentos e aumentar o nível do consumo.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]