Nelson Marquezelli homenageia um dos mais renomados médicos do País

PTB Notícias 29/02/2008, 9:34


O deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP) prestou uma homenagem, no Plenário da Câmara, a Antônio Carlos Lopes, Professor titular da Universidade Federal do Estado de São Paulo, Pós graduado em cardiologia pela Escola paulista de Medicina, Fellow do American College of Physicians, Diretor Científico da Academia de Medicina de São Paulo, Presidente Fundador da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e condecorado o Médico do ano de 2004 pelo Capítulo Brasileiro da Associação Médica de Israel.

“O Dr.

Antônio Carlos, cujo nome hoje já se inclui entre os mais renomados médicos do País, tem conjugado com sucesso a prática médica de elevada especialização com a intensa atividade acadêmica, seu trabalho vem merecendo a admiração e reconhecimento de todos os profissionais da área que com ele convivem.

Ao longo de sua vida tem pautado parte de suas atividades na área médica na luta pela eqüidade social, pela valorização da relação médico-paciente e pela própria humanização da medicina”, afirmou o deputado petebista.

“Ao deixar o cargo de Secretário Executivo da Comissão Nacional de Residência Médica, na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação fico na certeza de que uma lacuna imensa se forma aquele ministério.

Com larga experiência o Dr.

Antônio Carlos deu um novo rumo à Residência Médica do país, edificado na inserção social, pois procurou acima de tudo sensibilizar os novos profissionais com relação aos problemas das comunidades, um procedimento que não se aprende nos livros de texto.

O exercício da profissão em beneficio dos mais humildes eleva o espírito e exalta a grandeza humana.

É exatamente isso, o que o Dr.

Antônio Carlos perseguiu e incrementou na Secretaria de Educação do MEC”, disse Marquezelli.

“Vejo com grande pesar a saída do Dr.

e Professor Antônio Carlos da chefia do Departamento de Residência Médica e Projetos Especiais na Saúde.

Pude acompanhar seu trabalho durante os três primeiros anos em que, também, na função de Secretário-Executivo desenvolveu avanços a Residência Médica no Brasil.

Ao saudar o amigo e notável profissional pela contribuição marcante que prestou a medicina praticada em nosso País, não poderia deixar de lamentar seu afastamento do cargo, na certeza que não menos nobre será sua atividade seja onde ela se fizer presente.

Homens da sua estirpe se fazem grandes onde houver trabalho honrado”, finalizou o parlamentar do PTB.

Agência Trabalhista de Notícias