Neno Razuk reforça uso de questionário para identificar sinais de autismo em bebês

PTB Notícias 9/04/2021, 11:35

Imagem

Dando continuidade ao “Abril Azul”, mês escolhido para ações de conscientização sobre o autismo, o deputado estadual Neno Razuk (PTB-MS) vem se empenhando em reforçar a importância da Lei de sua autoria que incentiva a aplicação do questionário M-Chat (Modified Checklist for Autism in Toddlers) nas unidades de saúde do Estado.

Segundo o parlamentar, o uso das perguntas auxilia pais e médicos a identificarem os primeiros sinais de autismo em bebês de 18 a 24 meses.

O dispositivo é usado para que, durante esse período de um ano e seis meses até os dois anos, onde o bebê começa a apresentar mudanças na rotina e pequenos sinais que podem ser identificados com TEA (Transtorno de Espectro Autista). Com as informações em mãos, assistentes sociais já encaminham essa família para um neuropediatra e assim iniciam o acompanhamento médico indicado para o diagnostico.

O projeto foi apresentado em outubro de 2019 e virou Lei após ser aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul e sancionada no mesmo mês pelo Governador Reinaldo Azambuja.

O questionário M-Chat é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria e em abril de 2017, foi recomendado como instrumento de auxílio na identificação do autismo.

Com informações da assessoria do deputado Neno Razuk (PTB-MS)