Neusa Zoch participa de curso sobre Saúde da População Negra

PTB Notícias 28/04/2007, 12:11

A assessora do Conselho Estadual do Desenvolvimento Negro (Codene) e do Projeto Quilombola, vinculados à Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS) do Rio Grande do Sul, a petebista Neusa Zoch, participa de 24 de abril a 4 de maio, do Curso ‘Controle Social em Saúde da População Negra’, na Casa de Cultura Mário Quintana.

Promovido pela Associação Cultural de Mulheres Negras (ACMUN) em parceria com a Associação Negra de Cultura e com a Rede Social Sesi, e com apoio da Casa de Cultura Mário Quintana, o curso tem o objetivo de capacitar gestores públicos, lideranças ligadas à comunidade negra e profissionais da área da saúde para reconhecer e tratar as enfermidades comuns à etnia.

Segundo Neusa, “é importante a participação da Secretaria neste tipo de atividade, pois além de ouvirmos as experiências de outras pessoas, falamos das nossas, do trabalho que vem sendo realizado em relação às comunidades negras”.

Aprende-se muito, diz Neusa, até o modo de falar com as pessoas, pois cada etnia tem um comportamento e uma cultura diferenciada.

É necessário que haja sensibilidade para abordar temas ligados à saúde com a população negra, pois, como são pessoas geralmente de baixo poder aquisitivo e, em sua grande maioria, baixa escolaridade, ficam arredios.

Até por, culturalmente, se acharem inferiores às pessoas brancas, afirma a diretora.

Um dos temas mais fascinantes do Curso diz respeito à Anemia Falciforme, doença que acomete à população negra e seus descendentes e, que, muitas vezes é de difícil e demorado diagnóstico.

O Curso Controle Social em Saúde da População Negra, faz parte de um Projeto do Centro de Cultura Negra.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do PTB/RS)