Néviton cobra conclusão dos Centros de Educação Infantil de Cuiabá (MT)

PTB Notícias 21/06/2013, 8:24

Em pronunciamento na quinta-feira (20/6/2013), na tribuna da Câmara de Cuiabá (MT), o vereador Néviton Fagundes (PTB) manifestou-se esperançoso de que o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, que participou, na quarta-feira, de audiência pública no Parlamento com enfoque nesse tema, conclua os Centros de Educação Infantil na capital mato-grossense.

Néviton considera que a conclusão dos empreendimentos, cobrança de sua autoria, é fundamental para melhor estruturar a Educação Infantil no município, além de gerar reflexos positivos na área social.

Ademais, citou Néviton, a operacionalidade dos centros significa tranquilidade aos pais e encaminhamento seguro às crianças, por meio de assistência psicológica e educacional.

“Portanto, foi importantíssima essa audiência pública que o Legislativo sediou ontem sobre educação, requerida pelo colega de Câmara, o também professor Allan Kardec Pinto.

Evento que oportunizou uma série de esclarecimentos acerca dos próximos passos do município no setor educacional, em termos de investimentos estruturais e no contexto geral.

Aproveitamos para cobrar do secretário Gilberto Figueiredo, mais uma vez, qual é a planilha empreendedora do município em relação às obras paralisadas dos Centros de Educação Infantil.

Reivindicação já encaminhada à sua pasta, aliás”, disse.

O futuro Centro de Educação Infantil do Três Barras, exemplificou o vereador Néviton, atenderá aproximadamente 300 crianças em tempo integral.

“Esta é uma solicitação antiga daquela comunidade, já foco de audiência pública que organizamos para conclamar sensibilidade do Executivo à edificação desta obra social.

” Ao todo, estão previstas para serem operacionalizadas 12 unidades similares em Cuiabá.

“Somente o do bairro Liberdade está funcionando, na região do Osmar Cabral.

O ideal é que cada comunidade disponha de um centro, que comporta funções também de creche, setor que tem registrado demanda crescente, sendo necessário o aumento de vagas para atender toda a população.

” Questionado sobre quando a Prefeitura de Cuiabá pretende concluir as obras em questão, o secretário Gilberto Figueiredo reconheceu que é uma necessidade urgente na capital.

“Por nós, os Centros de Educação Infantil já estariam entregues e em funcionamento regular.

Infelizmente, esbarramos na falta de cumprimento de prazos por parte das construtoras.

Notificamos algumas dessas empresas e rescindiremos contratos.

” Gilberto lamentou também que algumas obras públicas (centros) sequer tenham saído dos alicerces.

“Fizemos licitação, foi assinado o contrato, mas o projeto foi mal elaborado, possui falhas.

Então, é fator complicador, para tudo.

O que podemos garantir é o seguinte: todos os Centros de Educação Infantil serão concluídos, alguns ainda este ano, até dezembro.

Entendemos a preocupação do vereador Néviton Fagundes e de todos os representantes populares, líderes comunitários, que têm nos cobrado isso.

Mas, no que depender da atual gestão, estas obras serão entregues em breve.

” * Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal da Câmara Municipal de Cuiabá (MT)