Néviton Fagundes reivindica unidades para atendimento à saúde em Cuiabá

PTB Notícias 16/09/2015, 7:50


O vereador Néviton Fagundes (PTB) apresentou na Câmara Municipal de Cuiabá (MT), na terça-feira (15/9/2015), dez indicações solicitando, com urgência, a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para bairros da cidade.

“Temos andando por estes bairros e visto a dificuldade dos moradores e a urgência de maior disponibilidade de atendimento na área da saúde.

Além disto, os moradores nos procuram porque têm que se deslocar por quilômetros e ainda não conseguem atendimento.

A situação precisa ser melhorada”, afirmou o parlamentar.

Néviton solicitou a construção de uma UPA no bairro Jardim Leblon.

Ela deve funcionar 24 horas, atendendo às situações de média complexidade, muitas vezes, evitando o atendimento hospitalar por ter uma estrutura capaz de fazer alguns exames como de raio-x, laboratoriais, eletrocardiografia e especialidades médicas, além de leitos de observação, para solucionar problemas que não exigem internação, uma carência da região.

Já as Unidades Básicas de Saúde, como porta de entrada do sistema nacional de saúde, visa melhorar a qualidade de vida da população, trabalhando com o controle e prevenção de doenças.

O vereador solicitou a construção de 8 UBS para atenderem aos moradores dos bairros Jardim Imperial II, Real Parque, Doutor Fábio, Ribeirão da Ponte, Morada dos Nobres, CPA IV, Parque Ohara e no Residencial Itapajé.

“É preciso que a população desses bairros tenha acesso aos atendimentos principais, como exames no pré-natal, acompanhamento de hipertensão e diabetes, entre outras doenças e, além disto, ter acesso a vacinas e medicamentos gratuitos”, defendeu Néviton.

As indicações foram protocoladas na terça-feira e serão encaminhadas ao Executivo Municipal nos próximos dias.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Câmara Municipal de Cuiabá Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Cuiabá