
Nilton Capixaba critica ações realizadas pela Polícia Federal em Rondônia
PTB Notícias 4/05/2011, 8:31
O deputado Nilton Capixaba (PTB-RO) criticou ontem, 03/05, na Câmara Federal, as ações realizadas pela Polícia Federal, pelo Ibama e pela Força Nacional Segurança Pública em Rondônia.
“O povo do meu estado não aguenta mais a devassa que está sendo feita”, disse Capixaba, em reunião do Grupo de Trabalho do Código Florestal.
Ele afirmou que há 30 anos o poder público convidou pequenos produtores a ocupar a região para ajudar no desenvolvimento do estado.
“Hoje, no entanto, esses produtores estão sendo punidos por terem desmatado a mata nativa para plantar”, afirmou o deputado, que defende a votação da proposta do novo Código Florestal (PL 1876/99 e outros) nesta quarta-feira (4).
A deputada Luci Choinacki (PT-SC), por sua vez, disse que o novo Código Florestal precisa tratar de maneira diferenciada o produtor de alimentos, as comunidades quilombolas e os agricultores familiares.
“Precisamos entender que os produtores de Pinus devem ter tratamento diferenciado do agricultor que planta alimentos”, afirmou.
Antes de encerrar a reunião, o coordenador do Grupo de Trabalho do Código Florestal, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), atendeu a pedido do deputado Ivan Valente (Psol-SP) para que seja levado um relatório paralelo preparado por ele ao deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
O grupo de trabalho se reuniu para discutir o novo parecer de Aldo, que é relator do projeto.
Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal Agência Câmara de Notícias