Nilton Capixaba destaca importância da agroindústria para a economia de RO

PTB Notícias 21/03/2014, 7:30


Ao participar da inauguração de agroindústria no município de Cacoal, o deputado Nilton Capixaba (PTB) falou da importância deste segmento para a economia de Rondônia.

Com a inauguração da Polpa de Frutas Cacoal, do produtor Sérgio Hase e família, Cacoal totaliza 44 agroindústrias inseridas no município em processo para possível certificação e exportação.

“Queremos incentivar os pequenos proprietários rurais a produzir, industrializar e comercializar bens e serviços sem o atravessador.

Indicamos o superintendente da agricultura em Rondônia, José Valterlins, para apoiar na certificação federal das agroindústrias da agricultura familiar”, frisou Capixaba.

Atualmente duas delas já possuem certificação estadual e duas federais.

O Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia (Prove) tem como objetivo incentivar pequenos proprietários rurais a produzir, industrializar e comercializar bens sem intermediação.

Esta ação contribui para que os agricultores beneficiem sua produção, através da implantação de agroindústrias.

Ao agregar valor à matéria-prima, o agricultor, além de gerar renda no campo, tem a oportunidade que precisava para permanecer no campo e garantir um futuro para sua família.

Para o superintendente do Mapa, José Valterlins Calaça, o apoio do ministério em parceria com a Seagri, Emater, governo do Estado, e do deputado Nilton Capixaba são essenciais para fortalecer a cadeia produtiva e evitar o êxodo rural.

A agroindústria Polpa de Frutas Cacoal produz atualmente polpas de goiaba, acerola e cupuaçu.

Por mês, são produzidas mais de uma tonelada de polpas, mas a expectativa é que seja aumentada a produção para atender novas demandas.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Rondônia Dinâmica Foto: Divulgação