Nilton Capixaba discute o café em audiência com Ministro da Agricultura

PTB Notícias 19/05/2016, 7:35


O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) juntamente com vários parlamentares de diversos estados, participou na terça-feira (17/05/16) de audiência com o ministro da agricultura, Blairo Maggi tratando da volta ao Ministério do departamento que cuidava da produção do Café que foi extinto pela ex-ministra Kátia Abreu.

O ministro garantiu ao parlamentar que vai volta a funcionar o departamento que cuida do café brasileiro, por reconhecer que esse setor produtivo gera emprego e renda e necessita de uma atenção maior por parte do governo federal.

“O café trás dividendos para o país e não pode ficar desamparado por um ato administrativo impensado”, frisou.

Outro problema tratado nessa audiência por Nilton Capixaba foi com relação a liberação da importação do café do país vizinho, Peru, que comprovadamente está contaminado por pragas que afetam essa cultura e não pode se disseminar nas plantações do Brasil.

“Além desse problema de contaminação, não podemos permitir que os nossos produtores percam mercado para o Peru, afinal, temos que proteger os nossos agricultores”, disse.

A Alegação da ex-ministra foi que essa medida era para fazer troca entre a carne de porco e o café, exportando para o Peru.

Acontece que em Rondônia, quase ninguém cria porcos, portanto, essa medida não se justifica”, finalizou.

Capixaba disse que o estado de Rondônia está se firmando de novo na produção do café tipo exportação, coronal, e nesse momento precisa da presença do governo federal para dar apoio ao setor.

Segundo o parlamentar, por reconhecer o potencial agrícola do estado que o ministro Maggi autorizou a volta do departamento do café, proporcionando maior estocagem e financiamento ao setor produtivo.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal RondoCristão Foto: Divulgação/Assessoria