Nilton Capixaba fala sobre situação vivida pelos “soldados da borracha”

PTB Notícias 23/03/2012, 15:25


O petebista Nilton Capixaba (PTB-RO) usou a tribuna do plenário na câmara dos deputados para chamar atenção sobre a situação vivida ainda hoje pelos chamados “soldados da borracha”.

O deputado explicou que o grupo, a maioria composto de nordestinos, vivenciaram o ciclo manual da extração da borracha e conviveram com toda a sorte de doenças ao se emprenharem pela mata para cumprir seu ofício.

” Esquecidos e alvos da falsa propaganda do Governo feita há mais de 70 anos.

Espalhados ao longo da Amazônia brasileira, muitos ainda vivem em péssimas condições de habitacionais.

São vítimas da falta de saúde e de qualidade de vida existentes no Brasil de hoje”, afirma Capixaba.

Diante da grave situação, o deputado lembrou que há uma década tramita na Câmara a proposta de Emenda a Constituição nº 556, de 2020, de autoria da Senadora amazonense Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que dá nova redação ao art.

54 do ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que em seu bojo, prevê a justiça a essa categoria de trabalhadores hoje quase em extinção.

Segundo o petebista, “a aprovação desse projeto vem fazer o exercício da justiça no Brasil, principalmente em um País marcado estruturalmente por agudas desigualdades sociais.

Tal feito reconhecerá todos os esforços, sacrifícios e todo o trabalho sobre humano realizado por esses grandes brasileiros”, destacou.

Ivana Souza – Agência Trabalhista de Notícias, com informações da liderança do PTB na Câmara dos deputados