Nilton Capixaba ouve moradores do assentamento Joana D´Arc (RO)

PTB Notícias 11/06/2013, 6:45


Dezenas de moradores do assentamento Joana D’Arc, em Porto Velho (RO), que estão sendo prejudicados com o alagamento de suas propriedades, em razão da construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, estiveram reunidos com o deputado Nilton Capixaba (PTB).

Dezenas de famílias estão sendo prejudicadas pela obra.

A luta dos representantes das famílias que estiveram na Câmara de Vereadores, lotando o auditório, é por indenização ou outra área para morar.

Explicaram que suas propriedades estão alagadas e sem condições de plantar, “nem mesmo para nosso sustento, como arroz, feijão, mandioca”, disse um dos moradores.

As dificuldades para poder garantir a sobrevivência levaram as lideranças políticas e os moradores a pedirem apoio ao governo federal.

O deputado Nilton Capixaba, coordenador da Bancada Federal de Rondônia, ouviu as lideranças e disse que apoia “todo e qualquer movimento, que vise o bem estar social dos moradores do Joana D’Arc”, que é uma área implantada pelo Incra, portanto, legalizada.

Capixaba disse que a construção das usinas é importante, para garantir o progresso e o desenvolvimento do país, “mas não podemos socorrer uma região rica, com as nossas riquezas, no caso a energia elétrica, sem que a população prejudicada tenha a devida compensação”, alertou.

Antes de Capixaba, o representante do Incra Cletho Muniz de Brito (Brito do Incra) disse que o órgão está elaborando os procedimentos técnicos.

A parte técnica, segundo o deputado, “tem que ser feita para garantir a legalidade”, e se colocou a disposição para marcar audiência com o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, para que as famílias do Joana D’Arc sejam atendidas de “forma justa e digna”, concluiu.

Também participaram da reunião o deputado estadual Cláudio Carvalho (PT-PVH), o presidente da Câmara de Vereadores, Alan Queiroz (PSDB), representantes do Incra; e os vereadores Everaldo Fogaça (PTB) e Marcelo Reis (PV).

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Rondônia Dinâmica