Nilton Capixaba participa de reunião na Universidade Federal de Rondônia

PTB Notícias 8/05/2015, 14:23


O coordenador da bancada federal de Rondônia, deputado Nilton Capixaba (PTB), participou na segunda-feira (4/5/2015) de reunião na reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Estiverem presentes a reitora Maria Berenice Alho da Costa e seus assessores.

Na ocasião, Capixaba tratou de diversos assuntos ligados ao campus universitário, dentre eles o orçamento da universidade, emendas de bancada de 2015, projetos prioritários para a Unir, questão de pessoal e ainda a PEC 443, que contou com a participação dos procuradores da Advocacia-Geral da União (AGU).

Nilton Capixaba disse que a Universidade Federal de Rondônia está precisando urgentemente da liberação dos recursos assegurados ao Orçamento Geral da União (OGU) para a construção de laboratórios e restaurantes em diversos municípios do Estado, objetivando atender aos estudantes que dependem desse serviço.

“Foram assegurados para a nossa Unir cerca de R$ 20 milhões, já liberados, faltando apenas o pagamento.

Vamos marcar uma audiência com o ministro da Educação para que esse pagamento seja feito o mais rápido possível”, frisou.

Na oportunidade, o petebista ouviu da reitora a proposta de implantação do Instituto de Genética Humana (IGH), que tem o propósito de desenvolver ações para melhorar o acesso dos pacientes afetados por doenças genéticas, e de seus familiares, aos meios de diagnóstico, tratamento e prevenção que estão atualmente disponíveis.

Capixaba disse que vai se esforçar no sentido de ajudar a universidade a implantar esse projeto, porque entende que os pacientes e seus familiares, na verdade, perambulam pelos serviços médicos sem chegar ao diagnóstico das muitas síndromes genéticas.

“Temos a obrigação, como parlamentar, de ajudar a nossa universidade, berço da produção científica e compromisso com o conhecimento que gerará frutos em prol da sociedade”, finalizou o deputado.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do deputado Nilton Capixaba (PTB-RO)Foto: Divulgação/Assessoria