Nilton Capixaba participa de reunião sobre irregularidades na UNIR

PTB Notícias 18/10/2011, 7:56


O Ministério da Educação decidiu instaurar comissão de sindicância para apurar indícios de irregularidades na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

O anúncio da instalação da sindicância foi feito nesta segunda-feira, 17/10, pelo secretário de ensino superior do MEC, Luiz Cláudio, que veio ao Estado acompanhar de perto a crise instalada na instituição de ensino.

Durante reunião pela manhã no campus de Porto Velho com o diretório acadêmico, professores e o comando de greve da Unir, Luiz Cláudio explicou ao deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), todas as denúncias apresentadas por acadêmicos e os professores em greve contra a reitoria terão tratamento especial no âmbito do Ministério da Educação.

Luiz Claudio informou que os trabalhos da comissão de sindicância terão início na próxima semana e serão acompanhados por um departamento específico do MEC e pela Controladoria Geral da União (CGU).

“Durante o processo apuratório das denúncias, se houver qualquer intervenção nesse período será solicitado o afastamento imediato do reitor”.

Nilton Capixaba, que é membro efetivo da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, se colocou a disposição do representante do MEC e buscar uma saída para o fim da greve dos professores.

No mês passado, o parlamentar usou a tribuna da Câmara e cobrou do MEC providências no sentindo de garantir infraestrutura necessária para os professores ministrarem suas aulas.

Os professores relataram ao deputado fortes indícios de irregularidades em concurso público, problemas com prestação de contas de 2010, pagamentos indevidos de diárias, superfaturamento de obras, contratos de prestação de serviço irregular e contratação irregular de prestação de serviços.

Algumas denúncias já estão sendo apuradas pelo Ministério Público Federal.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal O Nortão