No Dia do Agricultor, Tião Medeiros destaca atividade de produtores rurais

Agência Trabalhista de Notícias 29/07/2020, 8:04


Imagem

Na terça-feira (28), em que foi celebrado o Dia do Agricultor, o deputado Tião Medeiros (PTB-PR) destacou sua ligação com a atividade produtiva no campo e com a agricultura, de forma geral. Nascido em família de produtores rurais, o parlamentar sempre acompanhou de perto o dia a dia de quem trabalha com a terra.

“Meu avô era produtor rural, meu pai é produtor rural da região de Paranavaí e, hoje, eu e meu irmão também somos produtores. Então, essa ligação vem de família. Desde a década de 40, o agronegócio sempre foi nossa principal atividade”, conta Tião Medeiros que, mesmo deixando a cidade onde nasceu para estudar, dá continuidade ao trabalho da família e se divide entre a rotina na capital e no interior.

O deputado, que está no segundo mandato na Assembleia Legislativa do Paraná, ressalta os avanços pelos quais a produção rural passou nos últimos anos. Para ele, o uso de tecnologias avançadas é essencial para a atividade agrícola que cresce a cada ano e que é fundamental na economia do Paraná e do Brasil.

“O agronegócio tem expandido muito e isso tem feito diferença na estrutura financeira do país. A produção rural deu arrimo ao Brasil, sustentou o crescimento do país e evitou que, em momentos de crise, as coisas se agravassem”, avalia.

De maneira específica, Tião Medeiros salienta a função das cooperativas no Paraná em apoio pequenos produtores.

“O modelo cooperativista deu muito certo aqui no Estado e foi replicado em outras partes do país. As cooperativas são muito importantes, principalmente quando a gente fala do pequeno e do médio produtor”, diz o deputado que atribui os bons índices no segmento ao trabalho dos agricultores.

“Os resultados são visíveis. O Paraná é hoje o maior produtor de grãos do Brasil, mesmo disputando com o Mato Grosso que tem uma extensão territorial superior. Nós temos 3% do território nacional e 23% da produção de grãos. Isso é muito expressivo. O Paraná é um Estado predominantemente agrícola por causa do clima, do solo, mas principalmente por causa dos trabalhadores, das famílias que moram no campo e que se dedicam a isso”.

Como gestor público, Tião Medeiros entende que é preciso dar cada vez mais apoio aos produtores rurais que, da porteira para dentro, têm feito a parte deles.

“O desafio do poder público é dar o suporte pra os agricultores da porteira para fora. É a nossa função. Se cada um fizer a sua parte, essa sinergia de ambos vai tornar o produtor cada vez mais competitivo e isso é bom para todos”, finaliza.

Com informações da assessoria do deputado Tião Medeiros (PTB-PR)