No Dia Estadual da Caatinga, Liziê Coelho destaca preservação do bioma

PTB Notícias 18/05/2013, 6:47

A Assembleia Legislativa do Piauí dedicou o início do grande expediente da sessão ordinária para comemorar o Dia Estadual da Caatinga, que transcorreu nesta sexta-feira (17/05).

Atendendo requerimento da deputada Liziê Coelho (PTB-PI), o debate objetiva a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 504/10 que define os cerrados e a caatinga como áreas de preservação ambiental.

Autora da Lei 6.

266/12 que criou o Dia Estadual da Caatinga, Liziê Coelho disse que a “mata branca”, que é a caatinga, é um bioma exclusivamente brasileiro, compreendendo uma área superior a 844 mil quilômetros quadrados, que tem sido desmatada e explorada de forma irregular, onde moram 28 milhões de pessoas.

A deputada do PTB defendeu ainda a assinatura de um decreto presidencial criando a Comissão Nacional da Caatinga, a finalização do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento da Caatinga, a criação de unidades de conservação e a destinação de um volume maior de recursos para o desenvolvimento de atividades econômicas que beneficiem a população.

O representante do BNB, Francisco Lopes, disse que o Banco do Nordeste tem realizado eventos que visam incentivar a exploração racional e sustentável da caatinga.

Ele lembrou que a Assembleia do Piauí tem feito a sua parte com a criação da Frente Parlamentar para Defesa e Desenvolvimento da Caatinga e pediu que os parlamentares estaduais e federais se unam na defesa da aprovação da PEC 504.

Por sua vez, o representante da Secretaria do Meio Ambiente, Marcelo Amorim, disse que a caatinga merece uma maior atenção e que devem ser adotadas medidas que possibilitem a fixação do homem em toda a área territorial abrangida pelo bioma.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal 180 Graus