Nogueira quer criação de linha de crédito para donos de veículos usados

PTB Notícias 25/01/2012, 8:55


Veículos com mais de 15 anos de uso poderão ter linhas de crédito do governo para serem trocados por modelos mais novos.

O projeto (PL 2513/2011), de autoria do deputado federal Ronaldo Nogueira, do PTB gaúcho, que cria o Programa Nacional de Renovação da Frota de Veículos Automotores está sendo analisado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara.

Segundo o IBGE, em 2009 a média de idade dos veículos em circulação no Sul e no Sudeste do país era de 12 anos.

Já entre os caminhões, a idade era de 17 anos de uso.

Pelo projeto, o carro usado servirá como parte do pagamento do financiamento e depois será encaminhado aos órgãos estaduais de trânsito para serem leiloados como sucata.

O autor da proposta, deputado Ronaldo Nogueira, explicou que ao recolher os veículos velhos o poder público garante que eles não voltarão a circular pelo país, o que vai garantir uma circulação mais segura nas estradas e nas cidades.

Ronaldo Nogueira esclarece que a adesão ao programa de renovação da frota é opcional.

“É um programa que o governo oferece para a população.

E aquele que tem interesse de aderir ao programa, então o governo tem a possibilidade de oferecer um incentivo para que a frota seja renovada.

É um projeto que sem dúvida nenhuma a médio e longo prazo trará resultados significativos para o Brasil, além de fomentar a nossa indústria brasileira.

É importante para a economia a geração de empregos.

E também a segurança daqueles que trafegam pelas rodovias porque estarão utilizando veículos que têm condições de trafegar sem oferecer perigo para si e para terceiros”.

A proposta que cria o Programa Nacional de Renovação da Frota de Veículos Automotores ainda vai ser analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça.

Se aprovada em todas as comissões, poderá seguir para o Senado sem passar pelo Plenário da Câmara.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM), com informações da Rádio Câmara