Novo prédio da Justiça Federal de Juiz de Fora será inaugurado em 2008

PTB Notícias 9/07/2007, 11:54


Na manhã da última sexta-feira (06/07), o prefeito de Juiz de Fora/MG, Alberto Bejani (PTB), acompanhado pela presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, desembargadora Assusete Magalhães, visitou as obras do novo prédio da Justiça Federal em Juiz de Fora.

A construção está sendo realizada em área do terreirão do samba, futura Praça dos Poderes, que também abrigará a nova sede da Câmara Municipal.

Iniciada em outubro do ano passado, a obra já se encontra bastante adiantada, com previsão de conclusão para março de 2008, prazo quatro meses menor do que foi inicialmente divulgado.

Esta é uma obra realizada por meio de uma parceria entre os poderes Executivo e Judiciário, por meio da qual a Prefeitura realizou a doação do terreno à Justiça Federal, em 2005.

O novo prédio, com área de 5.

639 m2, terá sete pavimentos, sendo três para setores administrativos e quatro para as varas judiciais.

No subsolo, haverá um estacionamento com capacidade para 26 veículos.

O primeiro piso será o maior deles e deverá abrigar o juizado especial.

A escolha se deveu ao fato de ser um dos setores de maior demanda da população.

O valor do empreendimento é de R$ 8.

802.

652, e a verba utilizada é proveniente da Justiça Federal.

De acordo com a desembargadora Assusete Magalhães, a Prefeitura tem sido uma grande parceira durante todos os 20 anos em que a Justiça Federal está instalada no município.

“E o prefeito Alberto Bejani tem mostrado uma enorme boa vontade, o que podemos perceber pela doação do terreno para esta importante obra.

Temos a certeza de que a sociedade será mais bem atendida”, declarou a presidente do TRF da 1ª Região.

Bejani, que ficou impressionado com a grandiosidade da obra, declarou como é importante receber pessoas que também querem o bem de nossa cidade, uma vez que o novo prédio dará condições de agilizar o atendimento à comunidade.

“O Executivo tem obrigação de ser parceiro em todos os poderes”, ressaltou o prefeito.

Com a finalidade de ampliar a área de estacionamento, Bejani disse que pretende criar condições para a construção de um estacionamento subterrâneo para cerca de mil veículos, com o objetivo de atender a todos os prédios da Praça dos Poderes.

“Firmaremos um contrato com alguma empresa que se responsabilizará pela construção do estacionamento e, em troca, ela fará a exploração comercial do local.

“A desembargadora Assusete Magalhães antecipou que a cidade deverá contar com mais varas federais em breve.

Devido à grande demanda do município, Assusete está solicitando ao Governo federal a ampliação do número de varas na cidade.

Ela explica que nas três varas existentes, há 40 mil processos em tramitação, número superior a muitos estados do norte do país.

“Por isso, o pedido para atendimento à cidade, que merece ser contemplada.

” Dividindo a mesma opinião, o prefeito afirmou que se reunirá, em breve, com o ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, e com o vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, para reforçar o pedido.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de Juiz de Fora)