
Organizadores da Feira do Livro agradecem a Zambiasi empenho no evento
PTB Notícias 7/04/2009, 9:57
O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) recebeu na última semana, em seu gabinete em Brasília, a visita do presidente e do diretor da Câmara Rio Grandense do Livro, João Carneiro e Tuchaua Rodrigues.
“Fizemos questão de vir até a capital federal, para agradecer pessoalmente, o empenho do senador Zambiasi, na obtenção de verbas destinadas a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre”, disse João Carneiro.
“Como parlamentar, tenho o dever de contribuir no desenvolvimento da cultura brasileira.
A leitura é fundamental para a educação, por isso, ao desenvolver ações como estas, certamente estaremos contribuindo para a formação intelectual de todos”, afirmou Zambiasi.
A última feira foi realizada em novembro do ano passado, promovendo eventos para o público adulto, 147 encontros com autores e 49 oficinas literárias.
Participaram ao todo, 511 autores e especialistas gaúchos, além de 93 convidados.
Na área geral do evento participaram cerca de 21 mil pessoas.
O senador Sérgio Zambiasi prefaciou o livro Os Caminhos de Garibaldi na América, organizado pelos jornalistas Omar de Barros Filho e Sylvia Bojunga, e pelo procurador de justiça Ricardo Vaz Seelig.
Editado pelo Senado.
A obra literária reúne artigos de pesquisadores e historiadores italianos e brasileiros especialistas na trajetória do revolucionário Giuseppe Garibaldi no Brasil e no Cone Sul.
Por ocasião da Feira, o parlamentar gaúcho autografou a obra, para lideranças políticas, autoridades da administração pública estadual e municipal, amigos e admiradores.
Braile O sucesso do evento, que exigiu do senador mais de duas horas para autógrafos, abraços e fotografias, deveu-se também a uma ação solidária e de inclusão.
Na oportunidade, Sérgio Zambiasi entregou a coleção publicada em braile do Senado.
Homens e mulheres com deficiência visual receberam diretamente das mãos do senador um kit contendo seis importantes publicações: Constituições do Brasil e do Rio Grande do Sul; Código de Defesa d Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei de Doação de Órgãos e, em caráter inédito, a Lei Maria da Penha, todos em braile.
“Neste momento, promovemos um ato pela cidadania.
Ler é conhecer, ler é partilhar e participar ativamente do mundo.
É construir uma ponte real com ele e assim trilhá-lo verdadeiramente”, disse Zambiasi, sob fortes aplausos dos presentes.
A próxima feira do livro acontecerá de 30 outubro a 15 de novembro, em Porto Alegre-RS.
A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) incentiva prefeituras, instituições de ensino, bibliotecas e empresas para que promovam eventos que coloquem em pauta a questão da leitura, tanto nas escolas como na comunidade.
Agência Trabalhista de Notícias (com informações da assessoria do sen.
Zambiasi)