Osvaldo Sobrinho apóia criação de ZPEs para diminuir desigualdade regional

PTB Notícias 9/10/2009, 11:22


Último senador a discursar nesta quinta-feira (08/10), o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) afirmou que a criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) pode ajudar o Brasil a diminuir a histórica desigualdade regional do país.

Ele comemorou a aprovação, pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do projeto do senador licenciado Jayme Campos (DEM-MT) – a quem Osvaldo Sobrinho substitui – que cria uma ZPE em Rondonópolis, município de Mato Grosso ( (http://www.

senado.

gov.

br/sf/atividade/materia/detalhes.

asp?p_cod_mate=92685″ target=”_blank) PLS 353/09).

O senador comentou um estudo realizado pela Consultoria Legislativa do Senado Federal que analisa a evolução de cada região brasileira na composição do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, de 1939 a 2005.

De acordo com o estudo, informou, a participação da região Nordeste caiu de 16,7% para 13% no período; a da região Sul passou de 15,5% para 16,5%; o Sudeste, de 62,9% para 56,5%; a da região Centro Oeste, de 2,1% para 8,8% e a da região Norte, de 2,6% para 4,9%.

Entretanto, comemorou Osvaldo Sobrinho, o estado do Mato Grosso “apresenta uma economia vibrante”.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), continuou, mostram que o PIB mato-grossense cresceu 68,4% entre 2002 e 2006.

– De todo modo, ainda persiste uma situação muito desigual, em que apenas um estado da Federação responde por cerca de 1/3 do PIB brasileiro e uma única região, a Sudeste, por 57% das riquezas nacionais – disse.

Para o senador, as ZPEs podem ajudar o país a corrigir assimetrias nos desenvolvimentos econômicos das diversas regiões brasileiras.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou o pronunciamento do colega e disse que também apóia a criação de ZPEs por todo o país.

fonte: Agência Senado