Osvaldo Sobrinho defende aumento da integração sul-americana

PTB Notícias 25/10/2013, 8:18


O senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) chamou a atenção, na quinta-feira (24/10/2013), para a necessidade de integração entre os países sul-americanos, afirmando que a associação de interesses comuns é essencial para a inserção da região no cenário internacional.

Para ele, a União das Nações da América do Sul (Unasul) pode ser um instrumento eficaz para que o Brasil ocupe posição de liderança no continente.

“Só por meio de múltiplas e consistentes alianças, embasadas no fortalecimento de blocos de nações bem consolidados, seremos capazes de uma interlocução comercial e política que, de fato, represente o peso real de nossa vontade e soberania”, opinou.

O parlamentar, ao sublinhar a necessidade da integração sul-americana em vários aspectos, manifestou apoio à criação de um tribunal de justiça comum para a Unasul: ele lembrou que muitos crimes que ocorrem no Brasil são cometidos por cidadãos de países fronteiriços, e grande parte das drogas produzidas no Peru e na Bolívia é consumida no Brasil.

Osvaldo Sobrinho também citou as palavras do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Márcio Vidal, e do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin, em apoio a uma legislação ambiental comum entre os países da região.

O senador ainda criticou a burocracia que dificulta a validação dos diplomas de universidades estrangeiras.

Em sua opinião, para fins de interação continental, é preciso adotar o reconhecimento mútuo não só dos diplomas, mas das universidades como um todo.

Ramis BucairOsvaldo Sobrinho pediu apoio para o projeto de lei de sua autoria ( (http://www.

senado.

gov.

br/atividade/materia/detalhes.

asp?p_cod_mate=114981″ target=”_blank) PLS 442/2013) que dá a um trecho da rodovia BR-174 o nome de Estrada Agrimensor Ramis Bucair.

O senador destacou os serviços relevantes que Bucair prestou ao país através do levantamento topográfico, geográfico e geológico de Mato Grosso.

“Fez mais de mil quilômetros a pé para dar ensejo aos seus objetivos e aos seus ideais”, disse o senador.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Agência SenadoFoto: Waldemir Barreto/Agência Senado