Pacto federativo deveria ser pauta de todos os partidos, diz Jovair Arantes

Agência Trabalhista de Notícias - 18/12/2017, 10:43

Crédito: João Ricardo/Liderança do PTB na Câmara

Imagem

O líder do PTB na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes (GO), afirmou que a discussão sobre uma melhor distribuição de recursos entre os entes federativos – União, estados e municípios – deveria ser a pauta mais importante para os partidos atualmente.

“Os municípios recebem uma ninharia em relação ao que precisavam receber, e o PTB defende com unhas e dentes a distribuição de mais recursos para as prefeituras. A bancada não abre mão dessa redistribuição e do tratamento mais igualitário aos municípios”, declarou.

Prefeitos de todo o país reclamam que as responsabilidades financeiras crescem ano após ano, enquanto diminuem os investimentos federais para os outros entes federativos. No início de 2017, os municípios tinham uma dívida de R$ 75 bilhões. Em maio, o governo federal fez um refinanciamento com descontos de juros e multas, e o valor da dívida caiu para R$ 45 bilhões.

“A União não pode continuar com a boca desse tamanho, querendo todos os recursos brasileiros para redistribuir da forma que achar mais conveniente. Então, a bancada do PTB está aguerrida na luta e na defesa desse princípio mais igualitário”, disse.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, afirmou em encontro de prefeitos em Brasília, nos dias 21 e 22 de novembro, que é preciso ter cuidado para não deixar todos os prefeitos inquinados em improbidade administrativa, por não conseguirem cumprir todas as funções que a União os encarrega.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados