Padre Roque lança plano de Educação em Tempo Integral em Londrina

PTB Notícias 20/01/2009, 8:56


O prefeito interino de Londrina, padre Roque Neto, lançou nesta segunda-feira (19/01) o projeto de Educação em Tempo Integral na Rede Municipal de Ensino da cidade.

O lançamento aconteceu durante a assinatura de um termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Apucarana, que contou com a presença do deputado federal Alex Canziani (PTB/PR), do secretário municipal de Educação de Londrina, Dirceu Vivan; do secretário municipal de Apucarana, Cláudio Aparecido Silva; do consultor educacional e ex-prefeito de Apucarana, Valter Pegorer, e do presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Tamura (PSB).

De acordo com Padre Roque, a meta do projeto é atingir 15% do total de alunos da rede municipal, que hoje é de cerca de 26 mil.

A primeira unidade que poderá ter a totalidade dos alunos incluídos é a Escola Municipal Elias Kauam, no conjunto Novo Amparo.

“Quero deixar minha marca na Educação de Londrina.

Estamos lançando hoje o projeto de implantação da Educação em Tempo Integral.

O futuro estará garantindo se a educação for prioridade, e mais importante, uma educação que amplia horizontes e abre oportunidades”, afirmou o prefeito.

O deputado federal Alex Canziani, que ocupa a vice-presidência da Comissão de Educação na Câmara Federal, cumprimentou o prefeito e o arrojo do projeto, ressaltando que o município tem uma equipe competente de servidores na Educação.

“Sabemos que não podemos implantar Educação em Tempo Integral em todas as escolas, e de uma vez só.

Mas a competência dos servidores da Educação, e a assessoria da Prefeitura de Apucarana e do ex-prefeito Valter Pegorer, vai garantir o sucesso do projeto”, disse.

O consultor educacional, Valter Pegorer, que irá trabalhar gratuitamente no projeto, explicou que a Educação em Tempo Integral em Apucarana foi implantada em 2001, e hoje atinge a totalidade da rede de ensino daquele município.

“Educação é muito mais que transmissão dos conhecimentos teóricos.

É preparar as pessoas para a vida em comunidade, e isto é o que buscamos”, garantiu.

O secretário de Educação de Apucarana, Cláudio Aparecido Silva, também colocou à disposição toda a estrutura do município, para que professores e educadores londrinenses possam conhecer, in loco, o projeto lá desenvolvido.

O secretário de Educação de Londrina, Dirceu Vivan, explicou que o projeto lançado hoje terá implantação gradativa e poderá servir de base para ampliação pelo próximo prefeito.

Também compareceram ao ato os vereadores Rony dos Santos Alves (PTB) e Roberto Kanashiro (PSDB); a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia; secretários municipais; diretores e servidores da Secretaria Municipal de Educação.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do Jornal União)