Paes Landim cobra criação de cargos para instalar Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Agência Trabalhista de Notícias 30/08/2018, 8:22


Imagem Crédito: Lucas Dias/GP1

O deputado Paes Landim (PTB-PI) solicitou ao ministro do Planejamento, Esteves Colnago, que autorize a criação de dois cargos temporários na futura Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar): de reitor e vice-reitor pro tempore. O objetivo é permitir que os ocupantes desses dois cargos trabalhem na definição dos estatutos da universidade e na eleição do reitor definitivo.

O parlamentar explicou o Ministério do Planejamento ainda não autorizou a criação dos cargos, sob a alegação de que não estão previstos na Lei Orçamentária Anual. Entretanto, Landim destaca que o que se pede é a simples transformação de dois cargos já existentes na estrutura do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), de cujo desmembramento surgirá a Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

“O presidente Michel Temer, numa solenidade no Palácio do Planalto, sancionou, na presença de toda a bancada piauiense, do ministro da Educação e de vários outros ministros, a Lei 13.651, de 11 de abril de 2018, criando a UFDPar. Claro que ela só poderá ser organizada com a nomeação do reitor pro tempore, que preparará o seu funcionamento a partir do ano próximo”, ressaltou.

Segundo o petebista, apesar de o Ministério da Educação ser a favor da aplicação imediata da lei, o Ministério do Planejamento tem criado obstáculos nesse sentido.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados