Paes Landim cobra do Ministério do Meio Ambiente mais apoio aos parques nacionais

Agência Trabalhista de Notícias - 12/03/2018, 12:24

Crédito: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Imagem

O deputado Paes Landim (PTB-PI) pediu ao Ministério do Meio Ambiente que promova a capacitação dos servidores responsáveis pela administração dos parques nacionais, para que tenham condições de obter outros recursos, além dos previstos no Orçamento, para manter essas áreas de proteção ambiental.

Segundo o parlamentar, as instituições que cuidam dos parques precisam estar preparadas para desenvolver projetos e apresentar à iniciativa privada, por exemplo, para conseguir mais verbas.

“Tem que vir da parte do próprio Ministério do Meio Ambiente uma metodologia, uma diretriz para seus órgãos auxiliares. Com o atual procedimento, burocrático e lento, é evidente que a Lei Rouanet terá pouca eficácia nas compensações ambientais e na própria alocação de recursos para esses parques. Seria importante que o ministério tivesse uma secretaria para cuidar desses recursos extraorçamentários”, disse.

Paes Landim afirmou que muitos empresários estão dispostos a contribuir com a preservação ambiental. Entretanto, de acordo com o parlamentar, eles deixam de dar o apoio que pretendiam, porque não recebem projetos bem elaborados, que permitam os investimentos que desejam realizar. Para exemplificar, Landim citou caso ocorrido no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

“Há cerca de um ano, o presidente da Companhia Siderúrgica Nacional se dispôs a custear despesas do dia a dia do parque por meio da Lei Rouanet. Mas, até agora, não teve condições de fazê-lo, talvez por falta de um apoio do ministério para o parque desenvolver os projetos”, afirmou.

O deputado reclamou, ainda, dos cortes nos orçamentos destinados ao Parque Nacional da Serra da Capivara e à Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, que, segundo ele, encontram-se “abandonados pelas autoridades federais”.

“Precisamos proteger e resguardar os parques do estado do Piauí – sobretudo o Parque Nacional da Serra da Capivara, que vem sendo muito diluído na sua dimensão e na sua filosofia de trabalho, principalmente por falta de recursos”, disse.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados