Paes Landim critica decisão do ICMBio de trocar guariteiras de parque

Agência Trabalhista de Notícias 14/01/2019, 11:43


Imagem Crédito: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O deputado Paes Landim (PTB-PI) denunciou ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que, na opinião do parlamentar, prejudicam o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.

Landim citou como exemplo a decisão do ICMBio de dispensar as guariteiras, pessoas pobres – geralmente mulheres vítimas de violência doméstica – que se dedicam à manutenção do parque, para contratar uma empresa terceirizada.

Também relatou que o contrato de cogestão do parque firmado entre o governo federal e a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) vem sendo mantido de “forma precária e inconstante”, com “constantes atrasos no repasse dos recursos”.

A Fumdham é uma entidade sem fins lucrativos, dirigida pela pesquisadora Niède Guidon, de 86 anos, que dedicou sua vida a escavar os mais antigos vestígios do homem americano.

Paes Landim destacou que, de forma inédita, a pesquisadora passou a associar a pesquisa científica ao desenvolvimento econômico e social numa das regiões mais carentes e isoladas do semiárido nordestino.

“A decisão do ICMBio de dispensar as guariteiras quebra de forma completa o tripé da sustentabilidade. Ao invés de os recursos circularem na região, através de uma instituição reconhecidamente competente e honesta, sem fins lucrativos, o ICMBio decide contratar uma dessas empresas terceirizadas com sede no Maranhão, que certamente tem custos muito superiores”, avaliou.

O deputado pediu ao presidente Jair Bolsonaro que, na nova política de gestão ambiental, casos como esse sejam tratados como prioridade.

“Espero que o presidente e sua equipe possam entender melhor como a burocracia e o corporativismo de determinados órgãos da administração pública federal, neste caso em especial, o ICMBio, atrapalham, emperram ou mesmo boicotam o verdadeiro desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados