Paes Landim defende harmonia entre os poderes e elogia Lula e FHC

PTB Notícias 9/04/2014, 17:56


“O Supremo Tribunal Federal simboliza a legitimidade do sistema democrático”, afirmou o deputado Paes Landim (PTB-PI), para quem os gestos em desatenção ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, na sessão de instalação do ano legislativo, “não correspondem a uma postura democrática”.

O STF, disse, traz harmonia ao sistema e é ponto de equilíbrio entre as “exacerbações partidárias” no Legislativo e “os equívocos” do Executivo.

“O presidente Joaquim Barbosa representa o STF, que é guardião da Constituição e, consequentemente, é o garantidor da liberdade democrática e da estabilidade institucional do país.

Se destruirmos a legitimidade da Suprema Corte, destruirmos o seu papel moderador, estaremos criando problemas para a salvaguarda das instituições democráticas”, avaliou.

Landim afirmou ainda que, embora tenha divergido do ex-deputado José Genoíno várias vezes, sua imagem é de que ele é um homem de bem.

“José Genoíno foi um deputado assíduo, correto e, acima de tudo, um Landim: STF é ponto de equilíbrio homem modesto e simples.

“O deputado também elogiou depoimento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a programa da GloboNews, quando protestou contra insinuação feita em livro de Tuma Junior de que o ex-presidente Lula teve ligações com o regime militar.

“Aconteceu que o regime passou a respeitá-lo, certo de que qualquer arbitrariedade contra ele e o sindicato que presidia teria grave repercussão, até internacional.

Ninguém desconhece que Lula prestou um grande papel na reabertura democrática do país.

“Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do Jornal da CâmaraFoto: Gustavo Lima