Paes Landim defende na Câmara a criação do Estado do Gurguéia

PTB Notícias 25/06/2011, 9:05


O deputado federal Paes Landim (PTB-PI), em discurso nesta semana no Plenário da Câmara, defendeu a divisão territorial do Piauí, com a criação do estado da Gurgueia.

O deputado argumenta que a medida traria mais riquezas para a região e mais desenvolvimento social, melhorando os indicadores de saúde e educação.

“Há poucos dias, a Folha de S.

Paulo fez um comentário importante.

Para nós, dos Estados do Nordeste, foi criado um desequilíbrio muito grande entre as bancadas do Nordeste e Sul do País.

Nós temos distorções no nosso sistema representativo, que não representa a população fidedigna do Estado.

Temos condições de termos um Estado racionalizado, equilibrado e que traria poucos custos para sua implantação e traria, de imediato, à União a solidez de recursos, o mesmo valor de exportação e uma grande produtividade.

O extremo sul do Piauí é abandonado.

Nossas fronteiras são desguarnecidas.

A Bahia avança em nosso território.

O próprio Tocantins avança em plena Serra da Mangabeira por falta de presença do Estado piauiense.

Portanto, somente por uma insensibilidade muito grande poderíamos, neste momento, discordar da criação do novo Estado, que iria trazer mais riqueza para o Piauí, mais bem-estar social, inclusive melhorando os indicadores de saúde e de educação”, disse o deputado petebista.

Paes Landim observou que o novo estado tem base econômica forte para se sustentar, baseada no agronegócio, mineração e belezas naturais.

Ele acrescentou que a existência de um governo local poderia melhorar a fiscalização para evitar a destruição da floresta e proteger a biodiversidade na região.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM)