Paes Landim faz apelo pela Sta Casa de Misericórdia de Parnaíba

PTB Notícias 8/11/2006, 11:08


O deputado Paes Landim (PTB-PI), em discurso no plenário da Câmara, fez um apelo em favor da Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba, em seu Estado, que atravessa sérios problemas de ordem financeira.

“A Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba, que completou mais de 100 anos, deve ser o mais antigo hospital do meu Estado e, seguramente, o mais antigo em atendimento às camadas pobres.

O hospital dispõe de 250 leitos, atendendo, inclusive, internações de centenas de crianças e doentes mentais.

Em 2005, foram 60 mil, 510 pessoas atendidas em todas as áreas”, revelou o deputado do PTB.

Paes Landim lembrou que a renda da Santa Casa é exclusivamente oriunda do SUS e que a mesma vive exatamente das cotas das AIHs.

“Quem vê as Santas Casas de Misericórdias do Piauí fica espantado: como é que o Estado e a União não lhes dão apoio.

Há anos não recebem sequer um recurso federal.

Faço aqui um apelo para que aprovemos uma emenda que possibilite recursos para manter seu funcionamento.

As Santas Casas de Misericórdias deviam ter também uma espécie de Lei Rouanet para mantê-las.

Elas têm longa tradição filantrópica, no bom sentido, na área de saúde, têm beneficiado as populações pobres do País e dado guarida aos bons e desprendidos médicos, apaixonados sacerdotes da Medicina do País”, disse ele.

“Faço um apelo ao Ministro da Saúde, a quem estou solicitando uma audiência para hoje, a fim de que veja a situação desta Santa Casa.

Tenho uma emenda individual da ordem de 1,5 milhão.

Parte dela, a referente às ambulâncias destinadas aos Municípios, poderia ser destinada para a Santa Casa de Misericórdia da Parnaíba.

Que a Casa de Misericórdia possa ter o apoio do Ministério da Saúde nesta quadra dramática de sua existência a fim de manter funcionamento”, concluiu o deputado.

Agência Trabalhista de Notícias