Paes Landim propõe incluir no PAC obras em São João do Piauí

PTB Notícias 26/03/2009, 15:43


Ao relatar os resultados de encontro entre parlamentares da bancada do Nordeste e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o deputado Paes Landim (PTB-PI) informou ter defendido a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do aproveitamento agrícola da Barragem do Jenipapo, a mais importante do Piauí.

A região de São João do Piauí, onde fica a barragem, tem condições de ser, segundo o deputado, uma nova Petrolina, grande produtora de uvas.

“Daí o chamado Projeto Marrecas, incrustado num programa dos sem-terra da minha cidade, na região de Marrecas, Lisboa, Capim Grosso e outros povoados no município de São João do Piauí”, explicou Landim.

Ferrovia – O deputado informou ainda ter lembrado à ministra da importância de reativar o trecho ferroviário Teresina/Luís Correia, desativado nos anos 60, e que poderá transportar produtos para Pernambuco e Ceará.

A ferrovia assume grande importância, segundo avaliou, a partir da perspectiva resultante dos tabuleiros litorâneos em Parnaíba, de “excelentes resultados no campo da agricultura”, e com a futura instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), “que vai resgatar todo o passado industrial de grandeza econômica de Parnaíba”.

O deputado destacou pontos da exposição feita pela ministra Dilma Rousseff durante o encontro com os parlamentares, principalmente a informação de que o grande objetivo do governo federal é criar um mercado interno no Brasil que possa se traduzir em 190 milhões de consumidores.

“Essa é uma projeção realmente da maior relevância para o Brasil.

Tenho certeza de que a ministra mostrou seu perfil de uma senhora de Estado antenada com os problemas do Nordeste e, portanto, preparada para desafios do momento e do futuro em nosso País”, elogiou.

Turismo – Também foi destacada pelo deputado a visita do ministro do Turismo, Luiz Barretto, ao Piauí, onde assinou convênios e conheceu o projeto em andamento da Pedra do Sal, resultante de emendas de autoria de Paes Landim.

O deputado disse ter solicitado ao ministro que liberasse para Parnaíba o restante da rubrica orçamentária a ela destinada no Orçamento de 2008.

A necessidade de preservação de Barra Grande também foi ressaltada pelo deputado, que fez um apelo ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para que tome medidas visando a manutenção da beleza ecológica da região.

fonte: Jornal da Câmara