Paes Landim quer representação do Instituto Chico Mendes no Piauí

PTB Notícias 16/08/2007, 8:26


O deputado federal petebista Paes Landim fez, em Plenário, um apelo à ministra Marina Silva para que uma representação do Instituto Chico Mendes fique em seu estado, o Piauí.

Ele lembrou que serão criadas apenas 15 unidades para atender os 27 estados.

Ele aplaudiu decisão do Senado Federal de aprovar recentemente o projeto de lei de conversão, que reestrutura o Ibama e cria o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

O parlamentar petebista ressaltou que, desde que tomou conhecimento da proposta, concordou com a idéia da ministra Marina da Silva de deixar o Ibama cuidando da fiscalização da licença ambiental e incumbir o Instituto Chico Mendes de cuidar da preservação e manutenção das unidades ambientais de conservação e proteção dos parques.

Em seu entendimento, dessa forma poderá haver mais recursos internacionais para preservação do ambiente.

Landim elogiou ainda a decisão da ministra de propor a criação dos institutos no interior dos estados, “para que trabalhem e prosperem os que têm vocação ideal para causa ambiental.

” Ao destacar a necessidade de uma representação do Instituto Chico Mendes no Piauí, o parlamentar do PTB argumentou que o estado tem, proporcionalmente, o maior número de unidades de preservação ambiental do Brasil.

Ele citou o Parque Nacional da Serra da Capivara, reconhecido pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade; e o Parque Nacional da Serra das Confusões.

Além disso, acrescentou, vai ser instalado o Parque das Nascentes para preservar o Rio Parnaíba, que nasce no extremo sul do Piauí.

“Se não for devidamente protegido, o rio vai sofrer também grande processo de assoreamento e destruição de suas matas ciliares.

Mas a política do presidente Lula de revitalização do Rio Parnaíba vai ajudar a preservá-lo”, disse, acrescentando que já se pensa também no Parque da Serra Vermelha, que cerca a cidade de Parnaíba.

Delta do ParnaíbaA área de proteção ambiental do Delta do Rio Parnaíba, disse Paes Landim, foi escolhida pelos governadores do Maranhão e do Ceará como sede do consórcio dos três estados para implementar o ecoturismo na região”, frisou.

O parlamentar disse ainda que o Aeroporto Internacional do Parnaíba vai atender o litoral do Maranhão, a região do Delta, os Lençóis Maranhenses e o litoral do sertão cearense.

E, com a construção do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, na previsão do deputado, o turismo ecológico será a grande fonte de renda do Piauí.

“Este aeroporto dará guarida aos turistas do mundo inteiro, aos turistas culturais da Europa e dos Estados Unidos que vêm conhecer a nossa caatinga exótica, preservada com muita dificuldade no Parque Nacional da Serra da Capivara, onde se encontram registrados os primeiros passos do homem pré-colombiano das Américas”, afirmou o deputado do PTB do Piauí.

fonte: Jornal da Câmara