País precisa se preparar com urgência para aumento de idosos na população, diz Cristiane Brasil

PTB Notícias 22/02/2017, 17:43


Imagem Crédito: Neto Sousa/PTB Nacional

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1487796854850{margin-bottom: 0px !important;}”]Atualmente, 13% de população brasileira tem mais de 60 anos. Em 2040, esse percentual subirá para 25%, sendo que o número de pessoas acima de 80 anos vai triplicar no país. Essas informações foram divulgadas pela deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) nesta terça-feira (21), durante o lançamento do livro “Brasil 2050 – os desafios de uma nação que envelhece”.

A parlamentar destaca que o país precisa, urgentemente, preparar-se para lidar com um número cada vez maior de idosos em um futuro já próximo.

“Acima de 80 anos de idade, por mais que você faça educação continuada, que você proporcione acessibilidade e uma estrutura de saúde pública para dar suporte a esse cidadão, a verdade é que não será suficiente para esse grande número de pessoas. Se nada for feito, teremos um genocídio calado aqui no Brasil. Isso não pode acontecer, as pessoas têm que ter dignidade”, afirmou.

O livro “Brasil 2050” é resultado de estudo desenvolvido por consultores legislativos da Câmara, coordenado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) e relatado por Cristiane Brasil.

Idoso útil

“Esse trabalho apresenta estudos muito aprofundados sobre os diversos prismas da realidade do envelhecimento populacional. O livro pretende ser uma provocação, e também um norte, para que se abram perspectivas positivas em relação ao envelhecimento e o que ele pode significar, por exemplo, para a economia nacional. A gente sabe que nem só de má notícia vive o idoso. Ele não é apenas um peso para a sociedade. Ele pode ser muito útil, como está acontecendo em países muito mais desenvolvidos que o nosso, como o Japão”, destacou.

O livro aborda, além da Previdência Social, a rede de proteção e cuidados aos idosos, a profissionalização do cuidador familiar, e o envelhecimento saudável e ativo, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros pontos.

Cuidador

A publicação também indica propostas legislativas que precisam ser aprovadas para melhorar a qualidade de vida dos idosos, entre elas, o projeto de lei que institui a Política Nacional do Cuidado (PL 2029/15), de autoria de Cristiane Brasil.

A deputada explica que um dos objetivos da proposta é aliviar o ônus que recai sobre o familiar ou amigo que se propõe a cuidar de um idoso, de uma criança ou de pessoa com necessidades especiais.

“A pessoa que se propõe a abandonar o mercado de trabalho, a sair da sua vida social, para cuidar de seu pai, sua mãe ou seu avô em casa não tem uma proteção social. Às vezes, é totalmente explorada pela família, pela sociedade e pelo Estado, que não dá esse tipo de atendimento. Então, urge que façamos essa rede de proteção, também, para aquele que cuida”, explicou.

Clique aqui para ler o livro.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]