Paraty receberá mostra de teatro de rua em dezembro

PTB Notícias 20/03/2007, 11:38


Famosa pelos festivais de literatura, cachaça, gastronomia e cinema, a cidade de Paraty – administrada pelo petebista Zezé Porto (RJ) prepara=se para receber a V Mostra Rio São Paulo de Teatro de Rua.

O evento, que tem apoio total da Prefeitura de Paraty, acontecerá entre os dias 08 e 10 de dezembro.

A mostra vai prestar homenagem especial ao consagrado diretor Amir Haddad, do grupo carioca Tá Na Rua.

Para a edição 2006 do festival, foram selecionados 16 grupos de cidades como Rio de Janeiro, Volta Redonda, Angra dos Reis, São Paulo, Belo Horizonte e da própria Paraty.

A programação, que tem início com o encontro dos grupos participantes e convidados, se estende pelo fim de semana, ocupando as ruas e praças do Centro Histórico da cidade.

A curadoria do evento, que está a cargo do animador cultural, Ailton Amaral, divulgou que a abertura da mostra contará com desfile de apresentação dos grupos nas ruas do Centro Histórico, animado pelo Bloco Carnavalesco Paraty do Amanhã e presença dos bonecos folclóricos da cultura paratiense e Bloco dos Mascaradinhos do Grvpo Arteatro – CEMBRA e Grupo Magia da Arte.

Além disso, quatro grupos convidados farão apresentações nas ruas do Centro Histórico.

O evento tem como objetivo contribuir para o processo de intercâmbio entre as companhias que visita a cidade, além de promover também o enriquecimento artístico e cultural de Paraty e aumentar o fluxo de turistas no município.

“A mostra, um evento pioneiro no Brasil na especificidade “TEATRO DE RUA”, ao longo destes cinco anos, vem se firmando como evento-referência teatral para os profissionais envolvidos, promovendo a criação e desenvolvimento de grupos/companhias de teatro, despertado o interesse de outras cidades em estarem investindo em “nossa arte” e, principalmente, reafirmado que a RUA pode e deve ser um importante espaço para o lazer e enriquecimento cultural e social do povo brasileiro”, destacou Ailton.

A grande atração da Mostra Rio-São Paulo de Teatro de Rua em Paraty será a participação do projeto “Um Caminhão Para Ziraldo, projeto que percorrerá cinco estados do Brasil.

A peça “Quadrinhos de Ziraldo, inédita, escrita por Ziraldo para atender a Fundação CSN, será apresentada nos dias 08 e 09/12, no palco montado no Areal do Pontal.

O grande objetivo do projeto é levar ao conhecimento do público grandes nomes da literatura nacional, motivando a leitura e utilizando as Artes Cênicas como ferramenta de transformação social.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de Paraty)