Parecer de JVC favorável a transformar Rio em Capital dos Cosméticos

PTB Notícias 18/05/2014, 14:12

Uma proposta que teve a discussão iniciada na semana passada, e que está programada para voltar à pauta na reunião da Comissão de Educação do Senado, na próxima terça-feira (20/05/2014), é o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 113/2012, que confere ao município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, o título de Capital Nacional dos Cosméticos.

O projeto é de autoria do deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ), e teve relatório favorável do senador João Vicente Claudino, do PTB do Piauí.

O parecer de JVC afirma que, de acordo com dados do Euromonitor International, o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos cosméticos do mundo.

O setor vem crescendo no país desde 2009 e teria, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), um grande mercado interno ainda não plenamente explorado, que ainda pode crescer até 20% ao ano.

Neste setor promissor, a cidade de Nova Iguaçu se destaca por ser responsável por 15% de toda a produção nacional de cosméticos.

Na reunião da próxima terça-feira na Comissão de Educação, o relatório do senador João Vicente Claudino pode ser votado, e se for aprovado, seguirá direto à Câmara dos Deputados, por ter caráter terminativo.

Agência Trabalhista de Notícias (EM), com informações da Agência Senado