Parisotto propõe educação para o trânsito na rede estadual de ensino

PTB Notícias 17/04/2007, 10:22


O deputado estadual Narcizo Parisotto, presidente do PTB de Santa Catarina, protocolou na última semana um Projeto de Lei que propõe a inclusão da disciplina Educação para o Trânsito nos currículos do ensino médio do Estado.

De acordo com o texto, os estabelecimentos de ensino médio integrantes do sistema estadual devem incluir em a matéria em seus currículos, conteúdos e atividades, com objetivo de ensinar cidadania e o papel do cidadão no trânsito.

Segundo o parlamentar petebista, os conteúdos irão abranger conhecimentos sobre a legislação de trânsito, em especial sobre o Código de Trânsito Brasileiro, e sobre a formação e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos seguros no trânsito.

Parisotto destaca que a inclusão da disciplina nos currículos do ensino médio será duplamente útil.

“Primeiramente, constituiria medida preventiva contra acidentes de trânsito, familiarizando os jovens com as regras básicas de condução de veículos e proporcionando conteúdo quanto ao comportamento adequado a ser adotado no trânsito, em uma fase da vida em que muitos jovens costumam assumir de forma precipitada o volante de um veículo.

Em segundo lugar, prepararia estes mesmos jovens para a obtenção de sua habilitação como motorista”, esclarece.

O deputado faz referência também ao convênio que o Ministério da Justiça, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), firmou com os Estados da Federação, objetivando a implantação e a operacionalização do Projeto Educação – Segurança no Trânsito, instituído pelo órgão federal, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no âmbito das escolas de ensino médio, integrantes da rede pública estadual, visando ao aprimoramento da formação de condutores na faixa etária de 16 a 25 anos, na forma de acordo de cooperação técnica.

A proposição está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa de Santa Catarina.