Paulo Bengtson apoia debate sobre melhores cuidados paliativos na saúde brasileira

PTB Notícias 23/08/2022, 14:52


Imagem

Grupo de parlamentares solicita ao Congresso Nacional a transformação da sessão plenária da Câmara dos Deputados em comissão geral para debater os cuidados paliativos dentro do sistema brasileiro de saúde. O deputado do PTB, Paulo Bengtson (PA), é um dos coautores do requerimento.

Cuidados paliativos são o conjunto de práticas de assistência oferecidas ao paciente incurável. Elas visam conceder conforto e diminuição de sofrimento aos pacientes terminais ou em estágio avançado de determinada enfermidade. Portanto, centram-se em oferecer qualidade de vida à pessoa enferma.

“A Câmara precisa estar à frente no diálogo a respeito da oferta da assistência em saúde, principalmente com a mudança do perfil epidemiológico da população, como o envelhecimento e o surgimento de doenças crônicas e raras. É preciso estudar quais alterações normativas são necessárias para orientar, sistematizar, fortalecer e garantir a assistência paliativa no sistema brasileiro de saúde”, destaca o documento.

Na prática, com a mudança para comissão geral, a sessão plenária interrompe seus trabalhos ordinários para debater matérias relevantes, discutir projetos de leis de iniciativa popular ou acompanhar o comparecimento do Ministro de Estado. Outros oito parlamentares também assinam o documento.

O Requerimento 1202/22 está em análise para ser votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Com informações PTB na Câmara