Paulo Frange instala Fórum de Comitês de Ética em Pesquisa Clínica (Focep)

PTB Notícias 21/05/2013, 17:04

O vereador Paulo Frange (PTB) presidiu a reunião que instalou o Fórum de Comitês de Ética em Pesquisa (Focep), do qual foi propositor, no sábado (18/5/2013), no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

Formaram a mesa diretora dos trabalhos, ao lado do vereador: Mariana Pinotti (secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida); Dra.

Miriam Franco (membro do CEP Unifesp); Dra.

Greyce Lousana (presidente executiva da SBPPC e membro relatora do CEP Hospital Sírio Libanês) e Dra.

Adriana Ueda (advogada e presidente do Instituto Canguru).

Frange destacou que o Fórum instituído é uma das prerrogativas da vereança, previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal, e deve ser entendido como um espaço para discussões das questões relacionadas ao setor, com profissionais que trabalham em pesquisa clínica.

“Não é um espaço partidarizado, mas amplo e democrático.

O Fórum pretende levar às instâncias reguladoras as demandas e sugestões que possam contribuir e melhorar o segmento”, disse Paulo Frange.

O Forum é formado por integrantes dos Comitês de Ética em PesquisaSegundo a Dra.

Greyce Lousana, o Focep é formado por integrantes dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP’s) e tem como objetivo criar um espaço permanente para tirar dúvidas sobre a melhor forma de atuação, para garantir processos continuados de capacitação aos seus membros relatores.

“Também deverá ter acesso ao Ministério da Saúde e a outras esferas do governo, para trocar experiências entre os participantes do sistema e propor soluções que garantam processos práticos e capazes de atingir as suas metas, ou seja, garantir a segurança dos participantes de uma pesquisa sem, contudo, impedir o desenvolvimento científico.

“A reunião, que durou três horas, foi democrática e representativa e contou com a presença de diferentes CEP’s, de ONG’s, de Fóruns de Patologias, de profissionais do setor, da população, enfim, possibilitou a criação de um Fórum que, sem dúvida, já é visto como um avanço para o Sistema CEP/CONEP.

Fórum pioneiro em ambiente LegislativoO vereador afirmou que este foi o primeiro Fórum do gênero instalado em uma Casa Legislativa, e mostrou mais uma vez que, num ambiente que pertence ao povo, no caso a Câmara dos Vereadores, é possível iniciar movimentos organizados e legítimos.

Foi uma verdadeira demonstração de cidadania.

Greyce Lousana também disse que o próximo passo do Fórum é definir uma agenda com oficinas de capacitação para os CEP’s, grupos de trabalho para questões mais pontuais, e promover encontros com setores do governo.

“Agora é trabalhar para viabilizar o que é desejo de todos os CEPs e da população como um todo.

Afinal, é a população a mais interessada na condução de pesquisa de qualidade e capaz de gerar avanços na assistência de forma geral.

“Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações do site do vereador Paulo Frange (PTB-SP)